TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Literaria

Trabalho Universitário: Teoria Literaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  5.231 Palavras (21 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 21

Teoria Literária

Osasco, 16/06/2013

Introdução

Este trabalho destina-se a realização das etapas propostas na atividade pratica supervisionada (ATPS), onde iremos abordar questões linguísticas e literárias destacando as diferentes estruturas de cada gênero literário, apresentando também reflexão dialética da obra de Ariano Suassuna – O Auto da Compadecida, com o contexto atual do nordestino.

O trabalho que nos foi proposto está divido em quatro (4) partes, na primeira parte apresentamos a identificação dos textos com linguagens opaca e transparente, bem como a métrica do poema Nuda Puella – Luís Delfino. Na segunda parte desta ATPS iremos abordar a linguagem de um dos textos do século IX – Ilíada. Na terceira etapa proposta uma deliciosa reflexão sobre o Auto da Compadecida e os dias atuais do nordeste brasileiro. A quarta etapa a analise de um conto e um romance.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica enriquecida com pesquisas na internet.

ETAPA I

Texto I: Homem morre afogado em lagoa

Texto II: Poema tirado de uma notícia de jornal

1) Qual dos dois textos emprega linguagem “transparente”? E qual deles usa linguagem

“opaca”? Justifique sua resposta.

O Primeiro Texto emprega a linguagem transparente, pois está escrito em forma de discurso informativo permitindo que o leitor veja de forma clara aquilo que é informado.

O Segundo texto é uma poesia, uma linguagem artística usa-se, portanto a linguagem opaca. Ameniza a realidade utilizando-se de figura de linguagem

2) Qual dos textos tem compromisso com a realidade factível? E qual se compromete com a

“verdade” literária? Justifique sua resposta.

O primeiro texto é informativo e seu objetivo é transmitir conteúdos, com uma linguagem predominante de noticia, trata-se de um assunto não literário ou texto utilitário.

O texto II ao contrario apresenta uma linguagem pessoas carregada de emoções e valores do eu lírico que se sente indignado diante do quadro degradante que vê.

Em quanto o texto utilitário se volta inteiramente para a realidade o texto utilitário se volta para a expressão que nele é tão ou mais importante do que a própria realidade retratada.

Nuda Puella – Luís Delfino

O Poema Nuda Puella, de Luís Delfino está escrito em forma lírica de soneto. Ele contém quatorze versos distribuído em quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. Seus versos são decassílabos, versos estruturados em dez sílabas. O poema possui uma estrutura de introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Seu esquema é Rima Rica, que é composto por verbo / substantivo, formando uma rima misturada onde não tem ordem determinada entre as rimas. Quanto à fonética, são Rimas Perfeitas, pois os sons das letras a partir da ultima vogal tônica dos versos são iguais.

1 A- Sol /tas /de /le / ve /as/ rou /p as, /uma e/ uma

2 B- Ca /em/-lhe:/ as/sim a/ Ca/me/lia /se /dês /pá/ gi/ na;

3 B- E /quan/ do /n’a/ gua o /be/ lo /cor/ po /mo/ lha,

4 A- A á/gua /so /lu/ ça, e o / en / leia,e /ge/me, e /es/ pu/ ma.

1 A- Lo/go /que /ela /no/ ba/nho, /que /per/fu/ma,

2 B- Co/mo /ao/ lu/ar /um /cac/to,/ de/sa / bro/ lha,

3 A- En / vol/ ve-a o /céu /ra/di/an/ te, /e a /luz /em /su/ma

4 B- Põe-/lhe o /véu /d’oi/ro /em /ci/ma, e a/ a/fa/ ga, e a/ o/ lha.

1 C- Ao/ sa/ir, /mo/le/men/te /em /on/das /frou/xas

2 C- À /nu/ca, /à /es/pá/dua, /às/ ná/de/gas, /às /co/xas

3 D- Vão /ro/lan/do /os/ ca/be/los /a/bun/dan/tes:

1 E- Co/brem-/lhe /um/ pou/co o/ ros/to, o /sei/o, o /flan/ co...

2 E- E ei-/ la, /bem /co/mo à /som/ bra /um/ li/rio /bran/ co,

3 D- No /or/gu/lho /as/tral /das /deu/sas /des /lum/ bran/ tes!...

Etapa II

Ilíada versus Tróia

No texto literário Ilíada e o filme Tróia há bastante analogia, porém algumas diferenças.

No filme quando Heitor e Aquiles irão iniciar o combate ocorre um diálogo entre os guerreiros onde o príncipe troiano sugere um pacto, esse pacto consiste em que o vencedor permita que o derrotado seja entregue aos seus para os devidos rituais fúnebres, mas o seu adversário diz que não há pactos entre leões e homens. Aquiles diz que arrancará os olhos, ouvidos e língua de Heitor e que no mundo dos mortos todos dirão: eis o homem que pensava ter matado Aquiles, pois Heitor matara Patroclo pensando ser o herói grego e Aquiles completa dizendo que Heitor vagueará cego, surdo e mudo entre os mortos. Já no texto literário o diálogo difere um pouco do filme, visto que na poesia épica o príncipe de Tróia pressentindo sua morte pede que seu oponente aceite ouro e bronze de seus pais para deixa-lo ter um funeral digno e implora ao guerreiro Aquiles que não deixe que os corvos o devore. Dentre as diferença que aparece entre as obra pode-se destacar também que na poesia a mãe do príncipe de Troia encontra-se em desespero como espectadora da luta e é amparada por outras mulheres e na produção cinematográfica que aparece nessa condição é a esposa de Heitor. Dentre os episódios análogos podemos citar a cena em que Aquiles amarra Heitor em seu e o arrasta sem misericórdia.

A Hybris

Hybris é um termo grego que literalmente significa desrespeito, afronta, ofensa, etc. A hybris ocorre quando o herói de uma história ofende de alguma forma um deus essa ofensa trás como consequência uma tragédia. A história do rei Édipo - Sófocles tem ocorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com