TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do letranento

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Teorias do Letramento

Aula-tema 05: Modelo Autônomo de Letramento

NOME

Charlene Ferreira Martins de Lima

RA

6748371724

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Teorias do Letramento

Aula-tema 05: Modelo Autônomo de Letramento

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Teorias do Letramento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Júlio César Alexandre Junior .

Anhanguera Educacional

2016

         Ao Decorrer dos anos vem sendo feito vários estudos relacionado ao letramento e suas práticas, pesquisadores apontam a linguagem como prática social, ou seja, a escrita e a leitura só fazem sentindo na vida do aluno se estiver inserida no contexto social e cultural do qual ele pertence, este tipo de letramento é chamado de letramento ideológico.

        Oposto a esse conceito, o modelo autônomo de letramento  irá considerar a escrita e as técnicas  do  aluno de maneira individual sem levar em conta o caráter social e cultural do educando.

        Nas situações proposta, as professoras inicialmente tiveram o mesmo comportamento Inicial , o que irá diferenciar uma prática da outra é a aplicação da atividade proposta. O caso da primeira professora é a exemplificação  do modelo de letramento tido como tradicional, o modelo autônomo. Os alunos em nenhum momento possuem voz ativa nesta atividade e nem suas peculiaridades, visão de mundo, contexto sociocultural são levadas em conta. Logo depois da leitura a professora pede uma produção de texto para depois avaliar de maneira homogênea. Este tipo de modelo é usado na maioria das escolas fazendo parte do do modelo tradicional de alfabetização onde o ensino é focado principalmente nas regras gramaticais e na memorização. 

        A segunda professora usou o modelo ideológico, na hora da avaliação, pois levou em conta o contexto dos alunos avaliou sem a cobrança de exercício, considerou a capacidade relacionada as práticas sociais .

       A prática do letramento deve considerar tanto os aspectos individuais do aluno quanto os aspectos socioculturais, porque um influência o outro .        

Referências Bibliográficas:

http://conhecimentopratico.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/30/artigo219556-1.asp&ei=IHxr

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (163.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com