TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Observação

Exames: Trabalho De Observação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Montes Claros

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 5

INTRODUÇÃO

Sabemos que, a relação pedagógica entre os sujeitos envolvidos no processo educativo, ocorre numa dinâmica interativa em que os conhecimentos são criados e socializados, e esses sujeitos aprendem de maneiras e em tempos distintos. No entanto, é comum considerar a instituição escolar como único local em que se aprende, e, também o docente como único responsável por essa aprendizagem. Porém, sabemos que essa é uma visão restrita do processo e ensino aprendizagem, tendo em vista que há outros locais e outros profissionais envolvidos e tão responsáveis por esse processo quanto docente e a escola.

Quando observamos a organização interna da escola, podemos então perceber nitidamente a divisão do espaço, e isto demonstra certa ordenação de como se aprende a aprendizagem. Acredito que, quanto mais diversificados forem os ambientes escolares, mais será facilitado e significativo o trabalho desenvolvido pelos docentes imediatamente as inúmeras possibilidades de exploração de recursos que eles têm a disposição. Nesta ótica, é muito importante a criatividade do docente, pois o espaço em si, oferece as condições, mas cabe ao professor elaborar um planejamento que explore estas condições que possibilite aos educandos a vivencia de atividades diversificadas que favoreçam o desenvolvimento de suas capacidades: artísticas, literárias, musicais, esportistas, etc.

Já o ambiente não escolar é aquele que se aprende no cotidiano, na relação com diferentes pessoas, pela experiência e em espaços fora da escola, em locais informais onde há processos de interação e intencionalidade na ação, na participação, na aprendizagem e na transmissão e troca de saberes. A educação e em espaços não escolares abre possibilidades de conhecimento sobre o mundo que o rodeia.

DESENVOLVIMENTO

Em visita a Escola de Educação Infantil Pequeno Príncipe, na cidade de Lontra-MG, observei que a escola contém um ambiente escolar muito atrativo e aconchegante. Todas as paredes das salas de aulas, corredores, cantina, biblioteca e secretaria são desenhadas com personagens de histórias infantis, como, Branca de Neve e os setes anões, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, etc. As salas são bem arejadas e com boa iluminação, tem um amplo espaço que contêm quadro de avisos, calendário, datas comemorativas, quadro de aniversariantes do mês e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com