TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre o Livro a Hora e a vez de Augusto Matraga

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 6

Foco narrativo

A história é narrada em terceira pessoa, por um narrador onisciente, que conhece de fato Augusto Matraga e seus pensamentos, mostrando como se fosse a consciência do personagem.

A história baseia-se na linguagem regional, mostrando os detalhes da vida de um povo, com a presença e a Ausência de Augusto Matraga, surpreendendo o leitor nos fatos mais emocionantes e chocantes  na aventura deste personagem.

Personagens do livro: A hora e a vez de Augusto Matraga

Augusto Esteves Matraga – é o personagem principal da história, tudo começa com a sua sorte virando contra ele mesmo, por ele ter sido mau, mulherengo e violento, perdendo dessa forma toda a sua fortuna, sua mulher e sua filha. Seu comportamento muda com o passar da narrativa, pois o mesmo quer buscar a salvação eterna no reino dos céus, clamando a Deus para que fosse salvo, mas acaba morto no final da história, porém ele consegue chegar ao céu pela mudança de sua vida.

Joãozinho Bem-Bem – o vilão da história. Um famoso chefe de uma gangue que faz injuria com as próprias mãos ou armas, defendendo todos os seus aliados e eliminando todos os inimigos em sua frente. Na história, ele tenta matar uma família de um dos seus aliados, pelo fato de que o seu aliado tinha o abandonado, mas Nhô Augusto aparece com herói da história.

Quim Recadeiro – emprego de Nhô Augusto, o próprio nome já diz sua função, de levar recados, porém o mesmo é assassinado pelos capangas do Major Consilva em busca de explicações pelo estranho desaparecimento de Nhô Augusto, na qual falavam todos que já estava morto.

Dona Dionóra: era a mulher de Nhô Augusto. Não aguentando o tratamento de Matraga, decidiu então fugir com Ovídio, fazendo com que Matraga ficasse furioso dando início ao azar do mesmo narrado na história.

Mitinha: é a filha de Nhô Augusto. A menina percebe-se que seu pai se entregou ao lado maligno, percebendo que o pai não gosta dela e da mãe, acaba se tornando prostituta. No final da história a mesma ainda aparece antes de seu pai falecer,  para o mesmo pedir a benção sobre a filha.

Major Consilva –  na história, era inimigo de Nhô Augusto, tendo também sido inimigo do avô do mesmo. Considerado como um homem mau e rico, que se apoderou de tudo de Nhô Augusto depois de sua suposta morte.

Tião da Thereza - Conterrâneo de Nhô Augusto. encontra-o no povoado do Tombador e coloca-o a par dos acontecimentos posteriores à sua suposta morte.

Outros personagens: Angélica. Sariema, mãe Quitéria, preto velho, Juruminho, Teófilo Sussuarana.

A obra a Hora é a vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa faz parte de Sagarana uma coletânea de novelas criadas pelo o mesmo, mostrando sua literatura regional, recriando a saga de Augusto Esteves Matraga ( Nhô Augusto), mostrando os momentos de sua trajetória quando o mesmo passa do mal ao bem, da perdição à salvação, trazendo o seu objetivo que é a sua hora é a vez de conseguir se salvar e ir para o céu, mesmo com toda complicação ao longo de sua jornada.

Augusto Matraga foi criado por sua avó, sendo educado com a graça de Deus para que o mesmo fosse sacerdote, mas o seu tio, que era um grande criminoso entrou na vida de Matraga, trazendo ele para o lado do  mal. A história começa na festa do padroeiro, especificamente no leilão da festa, na qual Matraga resolve conquistar uma prostituta, fazendo com que um sertanejo que estava ali presente ficasse desagradado, pois ele estava de olho naquela mulher para ele. Matraga por sua vez tinha sua esposa dona Dionóra, e sua filha Mimita, porém o mesmo além de ser um bandido, não tratava bem sua família, só se interessava por jogo e prostitutas de vida fácil. No entanto sua sorte começa a mudar assim que sua esposa decide abandona-lo, passando a viver com a filha e a companhia deum homem de nome Ovídio e quando os seus capangas também o abandonam. Zangado com tudo que estava acontecendo Augusto não percebe que já estava endividado, não tinha mais poder político, e as suas preciosas terras estavam hipotecadas, começando assim uma vida de desgraça e azar como o narrador menciona.

Com os acontecimentos extraordinários em sua vida, Matraga resolve ir a fazenda do Major esperando chegar a sua hora, chegando a fazenda Matraga é cercado pelos capangas do major e pelos capangas que ele um dia subordinou-os, o mesmo começa a ser espancado, sofrendo fortes pancadas, foi também marcado no seu corpo por um ferro em brasa, que é utilizado para marcar o gado, mesmo sofrendo atira-se de um altíssimo barranco desejando a morte de si mesmo, porém para seus inimigos a alegria era imensa ao pensar que Matraga estava morto. Inconsciente devido a surra que tinha levado, Matraga é resgatado por um casal  idoso bondoso e religioso, na qual cuidou dele por meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com