TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho livro "A Felicidade da Borboleta"

Tese: Trabalho livro "A Felicidade da Borboleta". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

Faça a leitura do livro “A felicidade das borboletas”, de Patrícia Engel Secco (esse livro é uma obra que foi publicada como encarte na revista Nova Escola, n. 211, de abril de 2008). Após a leitura da obra indicada, responda:

a) Por quem você acha que mãe de Marcela foi orientada para lidar com sua filha? Como foi essa orientação?

R: Pela professora, que a orientou em incentivar a vontade de sua filha e não de só ver obstáculos, apenas por ela não enxergar, pois tudo pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada um.

b) Caso você fosse procurada por uma mãe, como você a orientaria na educação escolar de sua filha? Para qual escola encaminharia a criança?

R: Orientaria a tratar sua filha como uma criança normal, certamente a coloca-la em uma escola de ensino regular, pois ela tem a mesma capacidade intelectual que as outras crianças. Ela deveria ter as mesmas oportunidades que outros, mas com adaptações por sua diferente forma de “ver” o mundo.

c) Como será que essa interação aconteceu?

R: É certo de que quando as outras crianças têm o conhecimento e o respeito sobre as diferenças e a conscientização necessária para lidar com as crianças assim, sem excluí-las, a interação acontece mais fácil e o aprendizado é uma consequência gratificante. É como as crianças que queriam mostrar a Marcela o mundo através das mãos e dos sons, que dizem tudo que se passa ao redor e contam como são e como funcionam as coisas.

d) Como Marcela foi estimulada?

R: Pelos sons e tatos sendo levada a enxergar as coisas de um modo incrível e diferente.

e) Em sua opinião, Marcela apresenta problemas cognitivos, afetivos e sociais? Por quê?

R: Acredito que não, pois ela aceita sua deficiência sem sentir-se excluída, e por isso se adapta com facilidade ao aceitar os estímulos a ela dado.

Atividade 2

Leia a mesma história para uma criança com idade entre 4 a 6 anos e, em seguida, faça as perguntas:

A. Você gostaria de ser a Marcela? Por quê?

R: Não, por que deve ser muito ruim não enxergar as coisas, e eu ficaria triste.

B. A Marcela é uma criança diferente de você? Em quê? Você acha que ela é feliz? Como sabe disso? Relate a parte da história que mostra isso?

R: Ela é diferente de mim, porque eu vejo tudo e ela é cega e não consegue vê nada. Mas ela é feliz, porque têm amiguinhos, e se sente bem com o que faz.

C. Na sua sala, existem coleguinhas como a Marcela ou com outras deficiências? Como você e seus colegas brincam com ele(s)? Como sua professora explica as atividades para esse coleguinha? Ele participa da aula como a turma?

R: Na minha sala tem uma colega que não fala, nem ouve. Ela se comunica com todos pelos gestos, e tem uma professora que ensina libras e ela está aprendendo tudo, e nós aprendemos junto com ela, por que ela participa com todos, pois ela entende e faz as tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com