TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de socioculturaunganda

Por:   •  15/11/2015  •  Artigo  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

Mahatma Gandhi

        Sumário        

Introdução        

Principais Fatos        

Contexto Político e Socioeconômico        

Atores que Influenciam Políticas Fundamentais na Sociedade Civil        

Doadores        

Direitos e Igualdade de Gêneros        

Considerações Finais        

Referências        

Introdução

 O objetivo deste trabalho é demonstrar os principais aspectos socioculturais de Uganda, identificando características e costumes dos habitantes do país. Sobretudo permitindo uma reflexão acerca do conteúdo político e religioso.

A partir do conteúdo apresentado, será possível compararmos as diferenças existentes entre o povo de Uganda e o povo brasileiro, evidentemente, o conhecimento sobre a cultura do país é o maior enriquecedor da pesquisa.

Principais Fatos

Capital: Kampala

Moeda: shilling de Uganda

Presidente: Yoweri Museveni

População: 35,6 milhões (ONU, 2012)

Línguas oficiais: Inglês, Suaíli

Área: 241,038 km quadrados

As principais religiões: Cristianismo, Islamismo

Esperança de vida: 54 anos (homens), 55 anos (mulheres) (ONU)

Principais exportações: café, pescado e produtos derivados, chá; tabaco, algodão, milho, feijão, gergelim.

RNB per capita: US $ 510 (Banco Mundial, 2011).

Contexto Político e Socioeconômico

Uganda é notório por suas violações dos direitos humanos e militares - primeiro de Idi Amin 1971-1979, em seguida, 1980-1986, quando Milton Obote voltou ao poder e tornou-se presidente após as eleições. O atual presidente Yoweri Museveni tem sido o melhor desde 1985, quando os rebeldes do Exército de Resistência Nacional assumiram Kampala e tomou o poder. Ele venceu as eleições presidenciais em 1996, 2001, 2006 e 2011 (com 68% dos votos). Em 2006, ele alterou a Constituição do país para remover o limite anterior sobre o número de anos que um presidente pode servir.

Presidente Museveni foi creditado com a melhoria dos abusos dos direitos humanos por parte do exército e da polícia, mas acusado de não parar os assassinatos, raptos e deslocações causadas pelo grupo Exército de Resistência do Senhor, que tem sido ativo no norte de Uganda há mais de duas décadas e tem se espalhado o terror para os países vizinhos. Uma pesquisa recente mostra que os abusos de direitos humanos não se restringem ao Norte do Uganda, nem para o Exército de Resistência do Senhor (Human Rights Watch 2012; Fundações Open Society 2013). Abusos dos direitos humanos perpetrados no contexto da guerra "contra-terrorismo" e em relação à supressão de críticas da opinião pública e da oposição política como parte da estratégia nacional do Movimento de Resistência no poder, em preparação para as eleições de 2016.

Uganda tem feito progresso social e econômico significativo nas últimas duas décadas. Produto Interno Bruto do Uganda cresceu uma taxa média anual de 7,1% 1992-2011 bem acima da média subsaariana (Banco Africano de Desenvolvimento 2013). As elevadas taxas de crescimento foram atribuídos à ascensão de um setor de serviços dinâmico. No entanto, entre 2011 e 2012 o PIB da Uganda caiu para 3,2% (Banco Africano de Desenvolvimento 2013), devido a uma combinação de fatores internos e externos (incluindo alto crescimento populacional, uma diminuição no desempenho de exportação e da alta inflanção) afetaram o país a reduzir a atividade econômica.

Entre 1980 e 2012, a expectativa de vida de Uganda no nascimento aumentou 4,4 anos, média de anos de escolaridade aumentou em 2,8 anos e anos de escolaridade aumentou em 7,2 anos. RNB per capita de Uganda aumentou cerca de 125 por cento entre 1985 e 2012 (Relatório de Desenvolvimento Humano 2013). No entanto, arraigado a pobreza e a desigualdade, como resultado de fatores geográficos, históricos, socioculturais, políticos e econômicos continuam por resolver. Uganda continua a ser um dos países mais pobres do mundo, com 75,6% da população que vive com menos de 2 dólares por dia.

Valor do Índice de Desenvolvimento Humano do Uganda para 2012 é de 0,456 - na categoria de baixo desenvolvimento humano - posicionando o país em 161 de 187 países e territórios. A parte norte do país é particularmente desfavorecida, como resultado do legado do conflito violento entre o Governo do Uganda e o Exército de Resistência do Senhor; estas regiões ainda estão em processo de recuperação e reconstrução. O estatuto das mulheres em Uganda é afetado por elevados níveis de pobreza, baixos índices de alfabetização, acesso limitado a recursos, capacidade institucional inadequada de mecanismos de gênero nacionais e as agências de aplicação da lei e práticas socioculturais negativas que fomentam violação dos direitos das mulheres.

Atores que Influenciam Políticas Fundamentais na Sociedade Civil

O quadro jurídico e político de Uganda apoia a existência e o funcionamento livre de organizações da sociedade civil. Dois instrumentos principais regulares às suas atividades: (1) da Constituição de 1995 que dá garantias ao direito de associação e reconhece a existência e o papel das organizações da sociedade civil; e (2) o Registro ONG (alteração) Bill de 2006, que introduziu restrições legais e administrativas  significativas para as operações das organizações da sociedade civil.

A sociedade civil na Uganda é moldado pela disponibilidade de fundos e interesses dos financiadores / doadores, com cerca de 95% de todo o financiamento para as OSCs em Uganda provenientes de fontes externas. A sociedade civil e, em especial organizações não governamentais em Uganda têm desempenhado um papel de fiscalizador e tem sido essencial na promoção da participação política em um espaço político restrito desde os anos 1980. O ambiente político do autoritarismo e repressão de vozes dissidentes tem, no entanto restrito a sua liberdade e a adoção de posições que desafiam explicitamente a autoridade e responsabilidade do governo, bem como a sua capacidade de efetivamente influenciar a agenda jurídica e política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com