TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória de Praxes

Por:   •  26/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM LETRAS

PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DE PRÁXIS (PE:TP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO

NOME:VÂNIA CRISTINA FERRARO

RA:1441470

POLO:FRANCA

2016

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA – EM

Tema da aula: Classificação dos pronomes Disciplina: Português

Nível de Ensino: (X) Ensino Médio – 2º ano

Tempo de duração da aula: 50 minutos

Conteúdos: Conceitual – Gramática – Pronome

Objetivos: - Estudar a classificação dos pronomes.

- Identificar a classificação dos pronomes.

- Reconhecer a função dos pronomes para que possam fazer o uso correto na construção de textos e outros meios de comunicação.

Recursos: Folha impressa com a letra da música: “Velha Infância”.

Etapas da Aula:

a) Introdução ao tema: Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. Ele apresenta flexão de gênero, número e pessoa. Há seis tipos de pronomes na nossa língua: pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos. É de extrema importância o estudo dos pronomes para que os alunos escrevam com proficiência, pois quanto mais o aluno compreender o sistema e souber ortografia, maior será sua capacidade de fluência leitora e escritora. Como estratégia e recurso da aula, o professor entregará uma folha com a letra da música “Velha Infância”, para que os alunos circulem e identifiquem os tipos de pronomes, letra de músicas torna-se à aula mais atrativa.

b) Desenvolvimento da aula: O professor deverá iniciar a aula transcrevendo e explicando o conteúdo apresentado referente ao tema, demonstrando exemplos e os tipos de pronomes tal como a sua classificação, questionando exemplos para que seja uma aula participativa e assim também possa fazer um levantamento dos conhecimentos prévios de seus alunos. A seguir o professor deverá entregar a cada aluno uma folha da atividade a ser trabalhada. Esta folha preparada pelo professor conterá a letra da música “Velha Infância”, e os alunos terão que circular os tipos de pronomes e descrever a qual classificação pertence, para após sua entrega o professor possa avaliar a partir destas a desenvoltura dos seus alunos bem como o rendimento de aprendizado.

c) Atividades para os alunos: Após a distribuição das folhas impressas com a letra da música, solicitar aos alunos que circulem os pronomes, depois classifiquem a qual classe dos pronomes os mesmos pertencem.

“Velha Infância”

Você é assim

Um sonho pra mim

Você é assim

Você é assim

Você é assim Você é assim

Um sonho pra mim

E quando eu não te vejo

Eu penso em você

Desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com