TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Pouco Sobre o Livro "Senhora"

Por:   •  11/11/2016  •  Dissertação  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

O livro trata de um romance romântico de José de Alencar, na sociedade burguesa descrita da época. Com uma trama envolvente, "Senhora" vai de valores morais a valores sociais, como paixão e capital. A personagem Aurélia, órfã, que viveu na miseria por longos 18 anos, recebe uma herança de um avô paterno. A jovem inicia sua vida burguesa na corte, sendo gracejada por tudo e por todos. Decide então que o que lhe falta para a felicidade absoluta era um amor, uma marido.

Decidida a comprar um, oferece um dote altíssimo a um velho amor, o Sr. Seixas que o deixou por ela ser pobre, mas fica anônima. Fernando Seixas aceita, pois precisava de dinheiro e mal sabia quem era a moça misteriosa. Eles se casam e Seixas sente-se preso à posição de marido, de maneira que não consegue mais ter os mesmos hábitos de antes, dos quais se vestir sempre muito bem arrumado e fumar apenas charutos cubanos estavam no pacote.

O casamento fica marcado por brigas e sarcasmo, ambos sempre se alfinetando, mesmo gostando um do outro. Num momento de loucura, Aurélia diz à Fernando que ama o rapaz que a fez se apaixonar quando mais nova, e ele lhe diz que o mesmo já não existe mais.

Quando Seixas recebe um dinheiro de um investimento que nem se lembrara mais, decide então por um fim ao casamento, e paga de volta o dote oferecido por Aurélia.

Mesmo amando um ao outro, os dois não conseguem superar as desavenças do passado, e acabam se separando para todo o sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com