TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Evolução da Educação Corporativa

Artigo: Fundamentos e Evolução da Educação Corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos e Evolução da Educação Corporativa

O sistema de Educação Corporativa ( Secs ) tem desempenhado um papel estratégico na construção da competitividade empresarial por meio do desenvolvimento das competências humanas de forma atrelada as competências empresariais.

Linha do Tempo da Educação Corporativa

Enquanto conhecimento sistematizado,sem sombra de duvida,o marco do surgimento do tem Educação Corporativa ( EC ),no Brasil foi o lançamento do livro Jeanne Meister,pela Makron Books, em 1999 ( MEISTER,1999 ). No entanto também foi lançado o livro brasileiro intitulado as empresas do século XXI, uma coletânea de artigos de autores nacionais e estrangeiros sobre o tema, coordenada por mim e prefaciada pelo então Ministro da Educação Paulo Renato Souza.

Do ponto de vista acadêmico, um fato marcante foi, em 2001, ter ocorrido a primeira defesa de três de doutorados ( “ As universidades Corporativas no Contexto do ensino Superior. ) no departamento de Administrativo da faculdade de Economia,Administração e Contabilidade da universidade de São Paulo ( FEA USP),de Cristiane Alperstedt, orientada pelo prof: Dr Guilherme Aru Plonski.

Atento a esse fato, o Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior ( MDIC ) coordenou, no final de 2003, a primeira Oficina de Educação Corporativa, cujo objetivo principal era inicia uma reflexão importante e urgente: A EC contribui efetivamente para o desenvolvimento do país?

Tendo em vista o notável crescimento das atividades de EC no Brasil e o consequente surgimento de necessidades especifica nesse âmbito, a evolução natural deste movimento foi o associativismo, nascendo assim a Associação Brasileira de Educação Corporativa ( ABEC ), em maio do 2004, atualmente denominada AEC Brasil.

No que diz respeito a cursos e programas, a disciplina EC também passou a integrar os conteúdos dos principais Programas de MBA e Programa de Pós Graduação em Administração ( Mestrado e Doutorado ) sem contar a existências de cursos em extensão especialização e MBA especifico sobre o tema.

Dentre outros alguns exemplos: MBA em Educação Corporativa da Universidade Veiga de Almeida,Rio de Janeiro e curso de extensão em Gestão da Educação Corporativa ( Semi Presencial ) da fundação Instituto de Administração, por meio de PROGEP ( Programas de Estudos em Gestão de Pessoas ).

Ainda de acordo com informação divulgada no portal da Educação Corporativa do MDIC, no cenário nacional existem em de 50 pesquisadores,especialistas sobre o tema, distribuídos por todo o Brasil

Também cresceu a produção acadêmica inúmeras monografias,dissertações de mestrados e teses de doutorados tem sido defendidas, embora com predominância de estudos de casos, carecendo-se ainda de pesquisas que de fato mostrem a panorama atual da EC no Brasil

Sem duvida todo este movimento reflete a relevância que a EC adquiriu na gestão empresarial, sendo desnecessário afirmar que não se trata apenas de mais um modismo na área de administração tendo evoluído para uma real consciência da importância da educação como condição para a competitividade.

Conceitos de surgimento, Conceitos e Objetivos

Entender o contexto de surgimento e a dinâmica da UCs é um tema que merece ser discutido, pois elas tem revolucionado a forma de se capacitar pessoas nas organizações, indo muito além do ambiente empresarial, na medida em que também influenciam os sistemas educacionais e a produção do conhecimento dentro da sociedade contemporânea.

Interessante observar que também é este o novo contexto empresarial que faz com que surja a preocupação com a gestão de pessoas por competências e não mais a gestão de pessoas pro cargos, como tradicionalmente era praticadas pelas empresas.

De acordo com Fleury e Fleury se o conceito é simples, a dificuldade é operacionaliza-lo no quotidiano organizacional, ou seja, como uma organização pode desenvolver uma dinâmica permanente de aprendizagem e mudança.

Outro autor com ideias interessantes, também mencionado por Fleury e Fleury, é Daniel Kim, que faz uma distinção entre aprendizagem operacional e aprendizagem conceitual.

• Aprendizagem operacional- ocorre no processo de aquisição de Skilles ou Know-how,ou seja, no desenvolvimento de capacidade de habilidade física para produzir ações.

• Aprendizagem conceitual- ocorre pela aquisição do Know-Why,ou seja, no desenvolvimento de capacidade para articular conhecimento conceituais sobre uma experiência.

Meister aponta que esse novo cenário exige

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com