TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Resenha: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Existe uma frase que diz o seguinte: "Não é a consciência do homem que determina seu ser, mas o ser social que determina sua consciência." (MARX, 2003).

Essa frase é de grande importancia no que diz respeito a formação docente, pois nós como estudantes de Licenciatura e futuros professores devemos nos empenhar para contribuirmos para que esse "ser social" se desenvolva de maneira correta e ética.

A ética é a capacidade de monitorarmos nossos atos podendo assim classifica-los e poder usa-los com coerência. É um tema importante a ser abordado na educação. A ética está presente também em todas as profissões, pois cada trabalho tem suas normas de conduta a ser cumprida. Nada mais justo que desde a infância ela seja trabalhada de maneira pensada onde os valores morais são pensados, refletidos e não meramente impostos, mas sim onde os educandos desenvolvam a arte do diálogo.

A educação para a vida exige dos educadores uma postura de ação com responsabilidade, ou seja, habilidades de oferecer respostas mais adequadas às demandas, à medida que essas se apresentam.

Precisamos dialogar e discutir conceitos, reformular ou construir outros a partir da vivencia de cada sujeito e eliminar o cenário em que vemos educadores perdendo o sentido da solidariedade, e estão dedicados exclusivamente ao seu próprio interesse; e assim perdem as muitas habilidades que possuem. O educador é o profissional que lida com o que existe de mais delicado e mais caro na natureza, seu educando.

É possível transmitir essa capacidade, desde que seja passado primeiro o conceito de auto controle e policiamento de nossos atos, consequêntemente o sujeito terá a capacidade de adaptar todo o conteúdo de moralidade a estes conceitos,auxiliando-o até mesmo em vários outros comportamentos dos seres humanos como por exemplo nossas emoções em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com