TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANDRAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR: UM NOVO OLHAR PARA O APRENDIZADO DO ADULTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  31/10/2019  •  Artigo  •  4.277 Palavras (18 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 18

A ANDRAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR: UM NOVO OLHAR PARA O APRENDIZADO DO ADULTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

OLIVEIRA, Gisele Alves de[1]

WARSZAWIAK, Ana Cristina Zadra Valadares[2]

RESUMO

A Andragogia foi apresentada pela primeira vez pelo professor alemão Alexander Kapp, em 1833, ao escrever o livro intitulado “Platz’s Erziehungslehre” (Teorias Educacionais de Platão). O livro o autor aborda diferentes fases da educação e para cada fase, classifica com um título. Por exemplo, a educação antes mesmo do nascimento classificou como (propedêutica), a educação na fase infantil (pedagogia) e quando dedicou um capítulo para a educação de adultos, utilizou o termo Andragogia para definir esse tipo de ensino. O termo não ficou restrito apenas para a população alemã, mas um educador americano chamado Eduard Lindeman conheceu o trabalho de Rosenstock e levou-o para a América, onde em referenciava o autor em suas publicações. Lindeman, um dos personagens principais da Andragogia, que veio a ser um dos mentores de Malcolm Knowles, figura mais importante da história andragógica até os dias de hoje. Para conhecer o sentido do termo, o termo “gogia” significa ‘orientar, conduzir e “paidos” em grego significa criança, ou seja: pedagogia: orientar/conduzir a criança. A Andragogia é a ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. A Andragogia, enquanto modelo para educação de adultos é caracterizada pela participação dos alunos, pela flexibilidade e pelo foco no processo, ao invés da ênfase no conteúdo.

Os objetivos a serem considerados é apresentar a importância e o novo conceito de Andragogia na aprendizagem, esclarecendo e informando as expectativas desse conceito e na aprendizagem de adultos. Este do tema foi escolhido após observar alguns vídeos gravados de professores que apresentavam o conteúdo como estivessem apresentando para crianças, ou seja, a didática utilizada por alguns professores poderia não ser considerada a adultos.

PALAVRAS-CHAVE: Andragogia, Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a tecnologia está muito presente em nossas vidas e se adaptar para este novo paradigma ainda é um grande desafio. Por todos os lados vemos pessoas se conectando, teclando e comunicando com outras, através dos meios tecnológicos e o uso das tecnologias de informação é muito importante para o ensino à distância. Por isso, acreditamos na importância das tecnologias no ensino à distância e devido a essa nova fase educacional as instituições de ensino superior estão ofertando diversos cursos de graduação e pós-graduação à distância. Levando em conta que hoje, muitas pessoas têm pouco tempo para estudar no ensino presencial, o ensino a distância surgiu para criar oportunidades das instituições em oferecer aulas através do sistema EAD

Pensando nessa nova modalidade de ensino, atualmente a busca por um curso superior aumentou muito, e algumas áreas procurada nas instituições de curso superior são na área de Licenciatura e o que mais se destaca é a Pedagogia, com um mercado em expansão e podendo atuar em diversas áreas em instituições educacionais, e a busca pela estabilidade em concursos públicos, fez com que as instituições de ensino superior ofereçam mais vagas devidas essa procura. Em específico o curso de Pedagogia em alguma matriz curricular, podemos observar que na maioria das disciplinas o foco é nos fundamentos e metodologia do ensino focado para crianças e principalmente quando o assunto são os distúrbios e dificuldades de aprendizagem, percebendo que existem poucas referências bibliográficas ou pesquisas focando na aprendizagem e no ensino de jovens e adultos.

Considerando que a pedagogia está ligada ao processo de ensino e aprendizagem de crianças, hoje é possível conhecer outras formas de ensinar o adulto. Não que o profissional do magistério não tenha condições de atuar com adultos, mas a forma que os jovens e adultos aprendem ou adquirem conhecimento é diferente. Existem vários autores que escrevem sobre a pedagogia, mas poucos ainda apresentam o termo Andragogia. Podemos resumir que a Andragogia é uma das vertentes da ciência da educação, onde se aprende inclusive os caminhos e estratégias para ensinar os adultos.

Entretanto, não encontramos cursos superiores em Andragogia, mas em cursos de extensão online e presencial. Este tema pode ser utilizado tanto no meio acadêmico, como empresarial (ensino superior, treinamentos, palestras, reuniões) pode ser utilizado por professores, instrutores, facilitadores, gestores de equipes, coachs e interessados em educação. Portanto, no decorrer deste artigo, será apresentado um breve resumo da educação à distância, a história e conceito da Andragogia e a importância dessa metodologia para adultos e a comparação com a pedagogia.   

2 DESENVOLVIMENTO

        

Atualmente a educação de jovens e adultos vem apresentando uma grande busca, especialmente nos cursos de graduação, onde a universalização da internet e do acesso as tecnologia de informações possibilita o acesso a novos segmentos sociais ao mundo acadêmico. Especialmente para os adultos, vislumbram a possibilidade de retomar seus estudos e progredir na carreira profissional através da educação de jovens e adultos, ou seja, matriculando-se na rede de ensino onde viabiliza aulas para jovens e adultos. Ao concluir seus estudos no ensino médio, começa a sentir a necessidade de ampliar seus estudos para uma graduação. Quando o aluno começa um curso na condição de principiante apoiado por um professor presencial utiliza a ferramenta da linguagem e do diálogo como fonte principal de estudo, o aluno acompanha as atividades tendo um professor para orientar, conduzir e acompanhar o aprendizado o acadêmicos. Quando os jovens e adultos buscam um curso superior à distância, os motivos são diversos, mas o mais comum é a falta de tempo de cursar um curso presencial. Nesse momento, o acadêmico assume progressivamente a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. A Educação a Distância viabiliza uma abrangente democratização do acesso à educação formal e também oferece a oportunidade de realizar uma graduação e crescer como profissional atendendo as demandas específicas do mercado de trabalho no qual o aluno está inserido, constituindo-se em um verdadeiro processo de construção direcionada do conhecimento. Isto ocasiona transformações na prática pedagógica, nesse momento a Andragogia aparece na importância de conhecer esse novo conceito que vem a somar no que aprendemos em Pedagogia. A Educação a Distância traz a ideia de independência do aluno, colocando a distância como uma força positiva para ajudar os acadêmicos adultos a terem a possibilidade de ter um maior controle do seu aprendizado. Porém, o ambiente virtual deverá ser pensado de forma a facilitar o aprendizado do adulto, incluindo as aulas apresentadas em vídeo e demais atividades gravadas. As aulas gravadas devem levar em conta a importância de estimular a aprendizagem de jovens e adultos, sendo de fácil compreensão e valorizando suas experiências de vida e particularidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (367.3 Kb)   docx (292.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com