TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPRESENTAÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O FUNK CARIOCA: UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DOS GÊNEROS

Por:   •  18/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 8

KELTON PEDRO DOS SANTOS GONÇALVES[pic 1]

REPRESENTAÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O FUNK CARIOCA: UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DOS GÊNEROS

Trabalho apresentado como requisito à admissão ao programa de Mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal De Goiás.

GOIÂNIA

2013         [pic 2][pic 3]

SUMÁRIO [pic 4]

Problematização  ..................................................................................................

02

Justificativa............................................................................................................

03

Objetivos da pesquisa...........................................................................................

05

Metodologia   .........................................................................................................

07

Cronograma ..........................................................................................................

08

Referências .......................................................................................................

09

PROBLEMATIZAÇÃO[pic 5]

Som, ritmo e movimento, homens e mulheres, no embalo da noite ou do dia ao som do funk, nas favelas e/ou subúrbios do Rio de Janeiro, uma mera consequência da indústria cultural ou de autenticidade voltada para os suburbanos e/ou subalternos? E mais, qual o papel das identidades “desenhadas” graficamente nas músicas que escondem o seu teor/identidade através das batidas e movimentos linguístico-corporais?

Algumas pessoas ao ouvirem ou aderirem a este estilo musical, decodificam ou fazem uma simples análise de conteúdo, outros, naturalmente, estão preocupados com o tom, o ritmo ou com o contexto em que se insere. Entretanto, é preciso interpretar e entender os elementos linguísticos que existem nas músicas, as relações semânticas, que fazem com que seja trabalhada a ideologia no homem.

Será o funk um discurso para ser trabalhado com estudantes mulheres do ensino superior em sala de aula? Mesmo aquele sendo alvo de discriminação e preconceito por parte de uma grande demanda da sociedade?

As músicas de funk, assim como outros estilos e outras músicas, são discursos que trabalham com fenômenos mentais, isto é, ideologias, valores, crenças e desejos. E representam muito mais do que a dança e movimentos corporais. Essas representações discursivas quase sempre estão relacionadas à figura feminina ou masculina.

Compreende-se discurso aqui como a linguagem em uso. Ela (a linguagem) é o meio pelo qual se constrói o sentido e ele (o discurso) é como as formas de ação social, de como as pessoas estão agindo no mundo, portanto as músicas de funk são práticas sociais e discursos que circulam na mídia e na sociedade.

Pelo discurso como prática social entende-se que “implica compreendê-lo como um modo de ação historicamente situado, que tanto é constituído socialmente como também é constitutivo de identidades sociais, relações sociais e sistema de conhecimento e crença.”. (RESENDE E RAMALHO, 2009, p. 26).

Já pelo discurso como um momento de práticas sociais entende-se “refletir sobre a mudança social contemporânea, sobre mudanças globais de larga escala e sobre a possibilidade de práticas emancipatórias em estruturas civilizadas na vida social.” (RESENDE E RAMALHO, 2009, p. 36).

Cabe então distinguir, o “discurso como prática social” são as músicas de funk carioca e o “discurso como um momento de práticas sociais” é a proposta de refletirmos sobre as representações das alunas em relação às músicas, que acabam por influenciar na mudança social contemporânea, nos papeis do masculino e feminino e as suas formas de agir no mundo através do discurso.  

É importante que as alunas percebam como em seu cotidiano, na formação de sua identidade se mistura aspectos que podem ser alvos de preconceitos e discriminação, aspectos esses constituintes de relações de poder, em que há o ser dominante e o dominado, relacionados à identidade de gênero, raça e etnia.

JUSTIFICATIVA

Entender as manifestações linguísticas que se ouve é essencial, não tem como não estar sujeito a elas, graças a essas manifestações e por conta da complexa diversidade cultural que marca o mundo hoje, tem-se efeitos positivos e negativos em diferentes espaços em relação à etnia, sexualidade, gênero e raça. (CANDAU E MOREIRA, 2011).

A Universidade, e a sala de aula em particular, é um desses espaços em que se podem observar esses efeitos, seja através da pesquisa ou através do próprio trabalho com as alunas a partir das análises de determinadas músicas, por exemplo.

 Para Candau e Moreira (2011), não adianta a escola tentar esconder o universo simbólico da realidade dos alunos, é certo que ela sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade cultural e as diferenças, entretanto, distanciar os alunos das diferenças culturais e da realidade deles, a instituição escolar corre o risco de se distanciar das inquietudes e mentalidades dos jovens de hoje.

Propiciar às alunas refletir sobre as identidades culturais que as formam é fundamental, uma vez que a imagem cultural delas se constrói pelo discurso. Além do mais, as estudantes podem e são capazes de se posicionar em relação a preconceitos, discriminações, desigualdade cultural e social entre determinados grupos ou indivíduos. (CANDAU E MOREIRA, 2011).

Vindo do Norte da América (hip hop da Flórida) e originada do soul music, e visto até então como música de uma cultura negra, pelo menos em sua grande parte, o funk foi, e ainda é, alvo constante de preconceito e repercussão no Brasil a cultura veio com a diáspora Africana, isto é, a chegada dos africanos no nosso litoral brasileiro, e sua fixação na cidade carioca.

O ato linguístico discursivo, nesse bojo, exerce poder sobre os sujeitos nas construções de ideologia e significados, bem como as especificidades das relações de poder nessa relação. Para Foucault (1995), aliás, a questão do subjetivismo das relações de poder e sujeito não devem ser confundidos com relações de comunicação cujo objetivo seria apenas o de transmitir a informação, o que não é o caso do funk, mas ele está presente na comunicação. A produção e a circulação de elementos significantes podem perfeitamente ter por objetivo ou por consequência efeitos de poder, passando pelo sistema de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com