TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DO BRINCAR

Por:   •  18/3/2019  •  Dissertação  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

                                                  Caráter Pedagógico da E.I

                         ARTICULAR O CUIDAR E O BRINCAR

O brincar é de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil.

Observa-se que muitos educadores não utilizam como estratégias para favorecer o processo de aprendizagem das crianças. O brincar faz parte do cotidiano das crianças, as brincadeiras ajudam na socialização, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, da atenção, do pensamento.

Alguns educadores entendem que brincar é perda de tempo, mas, é essencial para o processo, ensina aprendizagem das crianças. Quando as brincadeiras são elaboradas e acompanhadas pelos docentes, se tornam uma ferramenta para desenvolver habilidades como por exemplo, coordenação motora.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, através das brincadeiras desenvolve o sentir, o pensar, o respeito, a compreensão de mundo, o trabalho em conjunto estimula a criatividade.

Portanto na educação infantil só trabalha o brincar e nela se desenvolve o educar.

Algumas inquietações foram surgindo ao longo das observações, como o porquê de escolas com o público infantil na mesma faixa etária, tendo como base o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil e a mesma Proposta Pedagógica para as Escolas de Educação Infantil do Município de Rio Branco-Acre (2011), possuírem práticas, métodos e formas de agir tão diferenciadas? Até onde a Educação Infantil conseguirá manter sua especificidade de “cuidar e educar” tendo com foco o brincar?

O cuidar na educação infantil, nas creches é o desenvolvimento da criança com a socialização, o interagir onde a própria criança constrói a sua cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (711.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com