TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO CONSELHO DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE FORMOSA DA SERRA NEGRA-MA

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.455 Palavras (14 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 14

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

SÔNIA MARIA DE ARRUDA ALBUQUERQUE

A ATUAÇÃO DO CONSELHO DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE FORMOSA DA SERRA NEGRA-MA

HILCILENE SANTOS ASSUNÇÃO

FORMOSA DA SERRA NEGRA-MA

2017

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

SÔNIA MARIA DE ARRUDA ALBUQUERQUE

A ATUAÇÃO DO CONSELHO DO FUNDEB NO MUNICÍPIO DE FORMOSA DA SERRA NEGRA-MA

Trabalho Final de Conclusão do Curso FUNDEB no âmbito do Programa Formação pela Escola.

HILCILENE SANTOS ASSUNÇÃO

FORMOSA DA SERRA NEGRA-MA

2017

RESUMO

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. Em Formosa  da Serra Negra, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social foi criado em ------------ e desde a sua criação nunca funcionou como deveria, certamente por falta de conhecimento dos conselheiros das suas verdadeiras funções. A execução dos recursos sempre foi feita sem o controle e acompanhamento do Conselho.

Palavras chave: Educação. Fundo. Recursos. Profissionais.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................................00
  2. O FUNDEB E A DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS............................................00
  3. O CACS FUNDEB E SUA IMPORTÂNCIA……................................................00
  4. A ATUAÇÃO DO CACS NO MUNICÍPIO DE FORMOSA DA SERRA NEGRA – MA.........................................................................................................00
  5. CONCLUSÃO...........................................................................................................00
  6. REFERÊNCIAS........................................................................................................00

INTRODUÇÃO

O interesse por esta pesquisa foi motivado pela importância que os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb têm com relação a fiscalização dos gastos públicos, tornando-se “um complemento indispensável para o controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos do públicos” (CGU, 2008), contribuindo para uma eficaz aplicação dos recursos do Fundo.

O trabalho teve como base a pesquisa bibliográfica, observação e a análise de documentos referentes à prestações de contas do Conselho de Acompanhamento e Controle Social – CACS – FUNDEB do município de Formosa da Serra Negra-MA.

A estrutura deste trabalho segue a partir de um breve informativo sobre o que é e a importância e funções do CACS-FUNDEB além do relato das observações realizadas e as conclusões e sugestões propostas para a melhoria da atuação dos conselheiros no acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundo no âmbito do nosso município. Isso tendo em vista que o Fundeb consiste em um fundo especial, de natureza contábil, constituído por parcela de recursos federais e por recursos oriundos de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados a educação.

2. O FUNDEB E A DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-FUNDEB, foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, com vigência estabelecida para o período de 2007-2020 (MEC, 2008). Sendo apresentado por seus proponentes e defensores como “a grande solução dos males da educação”, já que o mesmo tinha como principal objetivo “corrigir” as falhas apontadas pelo FUNDEF (vigorou de 1998-2006), tais como a exclusão da Educação Infantil, EJA e Ensino Médio e de seus profissionais, e a irrisória complementação federal. (DAVIES, 2008)

Com vigência estabelecida para o período 2007-2020, sua implantação começou em 1º de janeiro de 2007, sendo plenamente concluída em 2009, quando o total de alunos matriculados na rede pública foi considerado na distribuição dos recursos e o percentual de contribuição dos estados, Distrito Federal e municípios para a formação do Fundo atingiu o patamar de 20%. No município de Formosa da Serra Negra, o FUNDEB é executado de forma regular, onde é aplicado os 60% com o pagamento de profissionais da educação e os 40% para as demais despesas.

Apresentando-se como ferramenta para uma ampla distribuição dos recursos vinculados a educação no país, proporcionando que todas as etapas e modalidades da educação básica, e os entes governamentais que as oferecem à sociedade, pudessem contar com recursos financeiros com base no número de alunos matriculados, concorrendo para a melhoria qualitativa da educação básica pública. (MEC, 2008)

Para a distribuição dos recursos do Fundeb, são consideradas as matrículas nas escolas públicas conveniadas apuradas no último Censo Escolar, obedecendo à diferenciações a serem aplicadas sobre o valor por aluno/ano de cada etapa/modalidade, à localização e a outros dobramentos da educação básica, utilizando fatores de ponderação definidos pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para Educação Básica de Qualidade e publicado pelo MEC. Os recursos são distribuídos em cada estado, entre os entes governamentais localizados em seu território (governo estadual e municipal), creditados automaticamente numa conta específica do FUNDEB no Banco do Brasil, sendo os depósitos feitos em datas distintas. (MEC, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com