TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adolescência e Juventude

Por:   •  20/4/2019  •  Exam  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

O desenvolvimento do conceito de infância é bem mais recente fruto do processo civilizatório e foi desenvolvido e construído historicamente. Até o renascimento a criança era um pequeno homem.

O tempo que ditava as qualidades que se manifestavam na vida infantil. Além das fases evolutivas serem naturais, há fatores socioculturais e psicológicos que influenciam em cada etapa da vida. A infância originou-se por não ser uma fase adulta, mas também porque não pode ser considerado um bebê, até porque a criança passa a infância sendo preparada para o ofício, sendo escolarizada, tendo cuidados também com a saúde e com a higiene.

Então essa transformações culturais influenciaram no desenvolvimento psicológico onde traçamos barreiras entre o universo adulto e o da criança.

Questão 2

Puberdade se inicia com o desenvolvimento sexual e reprodutor onde a menina tem a primeira menstruação e o menino a ejaculação, ocorrendo mudanças psíquicas e corpóreas. Esse período é marcado por diversas mudanças no corpo, são elas: maturação fisiológica para reprodução; desenvolvimento das glândulas sexuais; aumento dos órgãos reprodutores; surgimento de pelos pubianos; surgimento de barba nos meninos e menstruação para meninas; surgimento de espinhas, odores diferentes; contorno no corpo e etc.

A puberdade é marcada por diversas modificações que parecem estranhas devido ao surgimento dos hormônios.

Questão 3

Adolescência é uma fase que não tem duração definida, onde passa entre infância e a vida adulta, ou seja, o adolescente entra na vida adulta sem terminar sua infância, sem fechá-la completamente. Assim gerando indecisão, se tornando instável, sendo ele obrigado a tomar decisões sem estar preparado para tais.

Quando os primeiros passos da vida infantil são bem resolvidos, melhores serão as condições para sua adolescência.

Uma das ideias mais assustadora para o adolescente é saber que ciente de tais condições, não terá como voltar atrás, sendo assim, seu crescimento se torna um “sofrimento”. Sua perda infantil e obrigação logo em seguida lhes deixam vulneráveis.

Contudo a adolescência pode ser tranquila, bem estabelecida, onde ele concilia suas responsabilidades e não rompe barreiras com aquilo que estará sempre ligado, família e amigos, e assim ingressará na vida adulta com sucesso.

Questão 4

Considerando a definição abordada no curso, a afirmação é correta, uma vez que é na infância que a identidade começa a ser construída, mas é na adolescência que ela é desenvolvida através de questionamentos, modelos e a busca de referências, sendo nos familiares, ídolos e nos grupos que o mesmo está inserido.

Essa constante busca pelo seu eu interior do adolescente, faz com que ele se envolva em diversas experiências diferentes, sejam elas esportes radicais, ingestão de substâncias químicas, que os colocam em constante perigo de morte, mas é a partir disso que alguns constroem sua identidade, enquanto outros são adolescentes tranquilos, cuja família continua inserida em seu meio.

Sendo assim, entendemos a construção da identidade como uma construção infinita, que vai acompanhar a criança, o adolescente, o adulto até sua morte, pois é suscetível aos acontecimentos de toda época e espaço. Orgulho, felicidade, decepção, são momentos que vão definir o seu “eu”, fazendo com que sua busca pela identidade permaneça sempre em construção.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com