TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Pedagógico

Por:   •  4/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: Carolayne Roque Pedroso de Moraes

RGM: 22102752

Instituição: Cruzeiro do Sul Ead – Polo Praia Grande

Data: 30.05.2022

Curso: Pedagogia

Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil

Atividade: Unidade 2 – O cuidar, o educar e o brincar na prática docente

A rotina na educação infantil, ela tem o objetivo de organizar as ações no ambiente de aprendizagem e promover o desenvolvimento da autonomia, noções de tempo e espaço, ao mesmo tempo que traz segurança e tranquilidade, não só para criança, mas também ao professor. Sem ser uma rotina rígida e engessada, como se fosse uma empresa desrespeitando o tempo de cada criança e condicionando ela a fazer as coisas tudo certinho. A rotina não deve ser maçante e nem com tempo muito curto, só para ter várias atividades no mesmo dia e mostrar uma falsa produtividade.

“A rotina é compreendida como uma categoria pedagógica da Educação infantil que opera como uma estrutura básica organizadora da vida cotidiana diária em certo tipo de espaço social, creches ou pré-escola. Devem fazer parte da rotina todas as atividades recorrentes ou reiterativas na vida cotidiana coletiva, mas nem por isso precisam ser repetitivas”. (BARBOSA, 2006. P.201)

A rotina permite que a criança se oriente, quando a rotina é clara e bem definida, a criança se sente mais segura no ambiente escolar, e é importante levar em consideração três diferentes necessidades das crianças na organização da rotina. Então para fazer uma rotina ela tem que ser bem-vista, através das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas. Mas quais são essas necessidades? A necessidades biológicas das crianças se refere ao repouso, alimentação, a higiene e a sua faixa etária. As necessidades psicológicas se referem as diferenças individuais, como por exemplo o tempo e o ritmo que cada uma necessita para realizar as tarefas propostas, e a saúde. As necessidades sociais e históricas dizem respeito a cultura, ao estilo de vida, as comemorações significativas para a comunidade, onde se insere a escola e as formas de organização institucional da escola infantil. A rotina não deve ser pensada como um processo mecânico a ser seguido pelo professor, mas como uma ferramenta que deve dar segurança a criança, tornando se assim um instrumento pedagógico para o professor.

“Tratam- se de situações de interação, importantíssimas, entre a pessoa adulta e a criança, em que a criança parte de uma dependência total, evoluindo progressivamente a uma autonomia que lhe é muito necessária.” (BASSEADAS, HUGUET e SOLE, 1999, p.2)

Nas DCNEI, em seu artigo 9°, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiencias nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

O cuidar, o educar e o brincar, essas três ações devem estar envoltas no desenvolvimento da criança. O professor de educação infantil deve ter em mente no seu planejamento essas três ações, que não são uma hierarquia, mas sim um complemento. É essencial esse planejamento, onde irá envolver a criança na aprendizagem e como resultado irá prender muito mais. Por exemplo, a criança vai fazer o seu lanche, podemos cantar músicas que envolvam falando sobre a alimentação. A criança brincando, cantando a musiquinha, vai saber a importância de cada alimento. Então nessa brincadeira o professor está cuidando, brincando e educando também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com