TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades de Gramática

Por:   •  10/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                       E.E.PRES. ARTHUR DA SILVA BERNARDES

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE GRAMÁTICA

 MIM OU ME?

Exercícios sobre Mim ou Me

O uso do “mim” e “me” sempre confunde as pessoas. Está na hora de entender a diferença entre os dois. Você irá compreender isso fazendo os exercícios sobre mim ou me depois de ler esse texto.

Qual a diferença entre Mim e Me?

Vamos começar entendendo por que esses dois não são a mesma coisa e porque devemos usar um em alguns momentos e outro em outros. Leia com atenção para fazer os exercícios sobre Mim ou Me

Tanto mim quanto me são pronomes oblíquos pessoais relativos à 1ª pessoa do singular: eu. A diferença é o tipo de pronome que cada um é. O mim é um pronome pessoal oblíquo tônico e o me, um pronome pessoal oblíquo átono. 

Essa diferença faz com que o mim sempre esteja acompanhado de uma preposição e seja o objeto indireto da frase. Já o me pode assumir função, tanto de objeto direto como indireto, estando sempre acompanhado de um verbo e não precisa de preposição.

Exemplos: 

  • Ele me odeia (acompanhado do verbo odiar).
  • Venha a mim mortal (acompanhado da preposição “a”).

Características do ME

[pic 2]

Agora vamos ver as características de cada um separadamente, começando pelo me. Continue lendo para fazer os exercícios sobre mim ou me. 

Começaremos dizendo que o me é um pronome fraco no quesito de acentuação tônica, por isso é chamado de átono. Como ele é oblíquo, em vez de reto como sua versão pura de 1ª pessoa (eu), ele age como predicado da frase, nunca como sujeito. 

Como já foi dito, ele tem capacidade de conjugar verbos, portanto, sempre está acompanhado de um. Ele não precisa de preposição e pode completar o sentido tanto de um verbo transitivo direto como de um verbo transitivo indireto. 

Exemplos: 

  • Ele me xingou de todos os nomes (objeto direto).
  • Ele declarou-me seu amor (objeto indireto). 

[pic 3]

Agora vamos ver algumas características do mim. Continue acompanhando para fazer os exercícios sobre mim ou me. 

mim é um pronome forte quando se trata de acentuação tônica, por isso é chamado de tônicoAssim como o me ele referência a 1ª pessoa do singular (eu), mas ele têm a limitação de só poder exercer função de objeto indiretoIsso porque ele não consegue conjugar verbos, então sempre vem acompanhado de preposição

  • Você gosta de mim? 
  • Está comigo ou contra mim?
  • Eu vou fazer isso por mim mesmo

Perceba que em todos os exemplos o mim é acompanhado por preposição.  

Especificamente no caso da preposição “para” muitos se confundem quanto às expressões “para eu” ou “para mim”. Basta você ver quem é o sujeito da frase. O eu é um pronome reto e o mim um pronome oblíquo. Logo, o mim nunca poderá ser o sujeito de uma frase, assim você saberá qual deverá usar. 

Exemplos: 

  • Traga o livro para eu estudar. 

Aqui, o sujeito da frase sou eu que irei realizar a ação de estudar, logo, para referenciar o sujeito eu preciso de um pronome reto, logo, a construção certa é com eu. 

  • Traga o livro para mim. 

Já aqui as coisas mudaram porque o sujeito não sou mais eu, e sim a pessoa que estou pedindo o livro. Dessa forma: Traga (você) o livro para mim. Entendeu a diferença? O mim está servido como objeto indireto do verbo trazer, porque quem traz, traz algo para alguém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com