TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Livro Didático

Por:   •  1/12/2023  •  Seminário  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

A coleção possui uma boa articulação entre os conteúdos e atividades, porém há ausência de um aprofundamento diante de certos assuntos, os capítulos começam majoritariamente com mapas e questões para reconhecer o que está explicitado na introdução do tema. Os exercícios que a coleção traz são insuficientes, pois sua aplicação na aula serve, na maioria das situações, para a prática de memorização, algo que vem sendo discutido dentro da Geografia, que por muito tempo foi conhecida como uma disciplina mnemônica, a utilização desse método é defasado e não recomendado para a compreensão da Geografia, pois não abrange toda a complexidade da realidade do espaço geográfico. Visto isso, o docente que utilizar essa coleção precisará de outras metodologias que auxiliem na construção de habilidades diversificadas para o entendimento crítico dos estudantes sobre a ciência geográfica.

F- 1 e 2. As ilustrações estão bem adequadas para a proposta de cada tema que possui nos livros, elas apresentam uma diversidade de formas de elucidar em cada capítulo, com climogramas, mapas, gráficos, imagens relacionadas com o assunto proposto. Em destaque, percebemos que também trazem figuras que conectam os alunos com a Geografia por meio de imagens que fazem parte do cotidiano deles, por exemplo filmes que estão bastante na mídia e que, hoje, integram a cultura de massa da sociedade, além de outros como conteúdos sobre a música afro-americana e a relação dela com a formação dos Estados Unidos da América, também é notório uma boa distribuição de mapas na coleção, com amostra até das primeiras representações cartográficas que existiram na humanidade. Um ponto que pode ser considerado insuficiente, é a própria explicação dos que cada gráfico aborda, a explicação para ele ter sido feito e a sua utilização na vida, por exemplo trazer um gráfico do PIB e explicar o que é o PIB.

G- 1, 2 e 3. Os livros possuem uma boa legibilidade, com fontes ajustadas e espaçamentos bem utilizados, não foram encontrados erros graves nos textos, se tiver são pouco perceptíveis. O sumário é organizado em: Unidades, Capítulos e momentos de Interagir com Mapas, Pensar e Agir, Interação e Conhecimento em Ação, além das interdisciplinaridades como o Integrando com a História. Os textos e as ilustrações são bem ajustados durante o decorrer das páginas, com equilíbrios entre elas, divide o espaçamento em uma imagem e um parágrafo com bastante conteúdo ou duas imagens entre conteúdos, a coleção sempre busca essa igualdade para não ter uma poluição visual e conseguir chamar a atenção dos alunos para o livro didático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com