TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Briquedoteca

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

                                                Desenhos

Conversamos um pouco com o Enzo, uma criança carinhosa, esperta, muito comunicativa e muito inteligente. Perguntamos se ele gostaria de desenhar sua família, e nos contou um pouco sobre as pessoas que fazem parte da sua família.

Começou falando assim: o coelho, pai, mãe irmãos, então começou o desenho pelo coelho (vini) em seguida desenhou, pai, mãe, foi ai que se lembrou que primeiro tinha que desenhar a casa, pegou a canetinha e desenhou a casa seu irmão e ele dentro da casa. Fez outra casa em cima da dele, com duas janelas que é a do vô Josias.

Perguntamos se gostava de morar com sua família? Respondeu que sim e que sua casa era muito bonita, lá no parque São Lucas a casa tem jardim seu avô mora em cima com outra esposa.

Durante o desenho Enzo fez algumas perguntas:

Professora você sabe o que estou desenhando?

- não, o que esta fazendo?

-as nuvens e a chuva.

-agora vou fazer os trovoes. Sabia que faltou luz por causa da chuva.

-você ficou com medo?

-não porque estava com minha família.

-agora vou escrever você sabia que sei escrever? Não são letras são palavras, pronto já fiz.

Conclusão

Enzo se mostra uma criança calma e muito educada, e passou pra nós que sua família também é da mesma forma, e isso ficou bem claro em seu desenho, então percebemos que as crianças se expressam perfeitamente através do desenho, das cores, mesmo que sejam apenas alguns rabiscos.

Pesquisando sobre os significados encontramos q o azul, é paz, tranquilidade e o Enzo escolheu o azul, tanto que ele passa pra nós isso mesmo, sendo uma criança doce.

Hoje foi diferente, começou desenhando seu pai Sandro, em seguida a mãe Alexandra, seu irmão Andrei e por ultimo o coelho Vini. Descreveu seu pai como um homem grande que planta flores bonita no jardim da sua casa, falou que seu pai já cresceu e que tem duas pernas assim (mostrando com as mãos) que são grandes. Conversamos um pouco falou de sua mãe, que se maquiou e foi passear na casa da Leticia, e que ela é pequena e no desenho mostrou que seu irmão tem orelhas grandes como seu coelho.

- Você sempre desenha o coelho?

-Sim, ele mora na minha casa e tem um formato assim (gesticulando com as mãos).

-agora vou fazer a casa posso?

- sim

-minha casa tem um formato quadrado, meu avô mora aqui em cima.

- aqui em baixo minha família que eu gosto muito.

Enquanto ele pintava as janelas coloridas, perguntamos se a esposa do seu avô era sua avó, disse que não, meu avô mora com sua mulher a Estela E minha avó em outra casa com seu marido o Valmir.

-Você sabia que minha mãe fez aniversario e todas suas amigas foram?

Terminou dizendo: eu sou um artista por isso pinto tudo.  

 Conclusão

Ao ir para a escola a criança acaba trazendo suas experiências pessoais, não se preocupa em agradar aos pais e nem ao professor, mas sim eliminar suas ansiedades e adquirir confiança em seu próprio meio de expressão.

Mais uma vez Enzo usou a cor azul.

Hoje ele fez a casa, fez à janela outra janela, agora vai fazer a porta.

-quem mora na casa?

-eu, meu pai, meu coelho, minha mãe, e o coelho.

Primeiro o coelho , segundo o pai , e fez comentário sobre os cabelos, fez os olhos, nariz boca e orelhas, terceiro a mãe, fez uma cabeça grande desisto e fez outra cabeça pequena porque a mãe tem cabeça pequena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com