TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRIQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

                 [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância

Pólo de Pilar do Sul

PEDAGOGIA

Gabriele Natali Alexandre Sotero    RA:2808884777

Kelly Cristina Soares da Cunha   RA: 2808890699

Luana de Oliveira Rosa Gois   RA: 2808890717

Tatiane de Queiroz Mendes   RA: 1709112955

BRIQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS

LITERATURA INFANTOJUVENIL

MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pilar do Sul- SP

2016


INTRODUÇÃO:

Nesse trabalho será mostrado as contribuições de Froebel , a importância da ludicidade e dos espaços lúdicos na prática pedagógica , a brinquedoteca como recurso de aprendizagem .Existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários á prática do brincar no ambiente escola.
Contudo ,apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares,os educadores de

uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira , do jogo e do brinquedo como elemento essencial na prática educacional no cumprimento do direito á infância e com a educação de qualidade .
             No entanto , verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação ou reforço de conteúdos de prática pedagógica , e desconsideram a autonomia na escolha , história , a experiência e a cultura de cada educando no brincar .

Consideramos a Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário á construção de aprendizagens , da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância , ou ,seja , um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas .

Acreditamos que devemos vê-la como local transformador , onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança .

DESENVOLVIMENTO:

         A brincadeira é uma atividade voluntaria e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança.
Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças.

Se a criança também aprende brincando então é fundamental que em todas as crianças, possam ter oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem na construção do conhecimento e interação com os outros.

Se a criança também aprende brincando então é fundamental que em todas as crianças, possam ter oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem na construção do conhecimento e interação com os outros.

     

     Passo 1

Como as crianças desenvolvem ?

Para Praget só é possivel a criança aprender por meio de um processo de cosntrução e reconstrução de seu pensamento, por meio das quais ela irá assimilar e acomodar suas estruturas. A criança se desenvolve em quatro momentos e CAD um destes é essenciais para seu desenvolvimento motor, sensorial, psicológico e cognitivo deles.

Segundo Piaget a Criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?

São quatro tipos de estágio que entre eles estão:

- Estágio Sensório Motor (0 a 2 anos)

- Estágio do Pensamento pré-operatório (2 à 6 anos)

- Estágio do Pensamento Operatório Concreto (6 à 12 anos)

- Estágio Operatório Formal (a partir dos 12 anos, aproximadamente)

Quis as características de cada fase de desenvolvimento?

Sensório- motor: A criança desenvolve a coordenação motora, ela diferencia objetos do seu próprio corpo. A criança começa nesse estágio compreender o mundo que a cerca.

Pensamento Pré- Operatório: O pensamento da criança está centrado nela mesma, pode apresentar um comportamento egocêntrico, nesta fase inicia o desenvolvimento da linguagem e dá inicio ao processo de socialização da criança. Ela se comunica através de gestos, desenhos e dramatização.

Pensamento Pré-Operatorio Concreto: Da inicio a um processo de desenvolvimento cognitivo das operações mentais da criança. Ainda tem dificuldade de lidar com conceitos  hipotéticos e abstratos. A criança consegue combinar, separar, ordenar e transformar objetos e ações.

Operatório Formal:Há presença do pensamento hipotético e dedutivo, alem do raciocínio lógico e capacidade de solucionar problemas, A linguagem está desenvolvida e permite a chegar em conclusões lógicas, portanto a linguagem possui um papel fundamental na comunicação.

PASSO 2

Porque a brincadeira é importante?

A criança tem direito a escolha, ela está aprendendo e comando decisões no brincar. Aprender  a se movimentar, organizando, a forma de pensar, imita ações do adulto. Ao brincar experimentar o poder de eplorar o mundo dos objetos das pessoas, da natureza e da cultura para aprender a se desenvolver. É importante o período como preparatório pela diversas formas de conceber o brincar é visto esse para o aparecimento do lúdico.

A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com