TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Briquedoteca Na Educaçao

Artigo: A Importancia Da Briquedoteca Na Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  9.033 Palavras (37 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 37

EDUCAÇÃO

Estudo sobre a importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio - PR    

Luciana Rainieri Fernandes Lima; Rosiane Luccas Delmônico

publicado em 04/10/2010

 

 

 

 RESUMO 

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, qualitativa, com o propósito de verificar a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da Rede Municipal de Ensino de Cornélio Procópio. Considera-se a Brinquedoteca no âmbito educacional, como espaço voltado às brincadeiras,  com função lúdica não diretiva e não interventiva da ação docente, objetivando nesta, possibilitar inúmeras vivências e experiências para desenvolver as potencialidades do educando. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionários compostos de quatro questões abertas. Participaram desta pesquisa 11 professoras da rede municipal de ensino com formação superior. Após esta fase, o resultado apontou que o grupo pesquisado conhece a importância da Brinquedoteca para mediar aprendizagens no meio educacional, porém, apresentaram um pensamento diferenciado dos referenciais teórico-científicos adotados nesta pesquisa quanto à função lúdica da Brinquedoteca na escola. Concluímos ser necessário à divulgação deste modelo de Brinquedoteca que apresentamos; cursos de atualização aos professores pesquisados, visitas em locais que possuam Brinquedoteca escolar, bem como a adoção de estratégias para reforçar a função da Brinquedoteca como um espaço estimula a autonomia no brincar, destituído de ações indutivas e impositivas por parte dos mediadores deste espaço.

Palavras-chave: Brinquedoteca. Ambiente Escolar. Aprendizagem.Lúdicidade.Escola

 

 ABSTRACT

The present study it is characterized as a research of camp, qualitative, with the intention to verify the importance of the Brinquedoteca in the pertaining to school environment as mediating space of learnings, under the point of view of the professors of the Municipal Net of Education of Cornélio Procópio. It is considered Brinquedoteca in educational scope, as space directed to the tricks, with not directive and not interventiva playful function of the teaching action, objectifying in this, to make possible innumerable experiences and experiences to develop the potentialities of educating. As instrument of it collects of data, was used questionnaires composites of four questions opens. 11 teachers of the municipal net of education with superior formation had participated of this research. After this phase, the result pointed that the searched group knows the importance of the Brinquedoteca to mediate learnings in the educational way, however, they had presented a differentiated thought of the adopted theoretician-scientific referenciais in this research how much to the playful function of the Brinquedoteca in the school. We conclude to be necessary to the spreading of this model of Brinquedoteca that we present; courses of update to the searched professors, visits in places that possess pertaining to school Brinquedoteca, as well as the adoption of strategies to strengthen the function of the Brinquedoteca as a space stimulate the autonomy in playing, dismissed of inductive and imposing actions on the part of the mediators of this space.

Word-key: Brinquedoteca. Pertaining to school environment. Aprendizagem.Lúdicidade.School

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação e/ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.

 Pontuamos deste modo, a necessidade de ressignificar o brincar na escola com ações concretas que valorizam a atividade lúdica e o reconhecimento do aprender e o brincar como sinônimos indissociáveis e inerentes ao desenvolvimento da infância, já que a cultura lúdica é uma atividade humana, histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser humano.

 No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.

 No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.

                        Para alcançar os propósitos elencados, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo e qualitativa, que objetiva conhecer as opiniões dos professores do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Ensino de Cornélio Procópio, quanto à importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como instrumento mediador de aprendizagens. Para coleta dos dados será utilizado um questionário composto de quatro questões “abertas” para obter as informações relevantes ao estudo.

                        No entanto, para atingir o objetivo é necessário discorrer sobre as ações à concretização futura deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com