TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Científica e Tecnológica

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

2CIN055 - Comunicação Científica e Tecnológica

  1. Discorra sobre o papel das sociedades científicas e cite dois exemplos. (Valor 1,0)

O principal papel das Associações Científicas, é estimular a produção científica para o qual recorrem a promoção de eventos, concursos, constituição de grupos de pesquisa e organizações das redes sociais.

As sociedades científicas são grupos de cientistas que se reúnem periodicamente e discutem ideias e difundem a ciência.

Exemplos:
Sociedade Lunar (1765-1813), onde as reuniões aconteciam apenas em noites de lua cheia, pois ainda não existia iluminação elétrica. Com seus fundadores, Boulton, Darwin e William Small.

Vale salientar, que essa Associação ficou rapidamente conhecida.

Royal Society (Londres, 1660), é a instituição científica mais antiga do mundo destinada a promoção das ciências.

  1. Defina com as suas palavras o sistema Qualis e discorra sobre o porquê dele ser considerado um sistema de avaliação indireta da produção científica (Valor 1,0)

Sistema pelo qual permite a consulta e a classificação das áreas, e ainda, divulgação dos critérios utilizados. Ele afere a qualidade dos artigos e outros tipos de produção.

  1.  As instituições de fomento à pesquisa são responsáveis por estimular por meio de políticas de incentivo a produção da ciência, dentre as quais estão o CNPq e a CAPES. Discorra sobre as diferenças de atuação destas duas agências de fomento nacionais. (Valor 1,0)

Ambas instituições concedem bolsas de estudo, mas a CAPES também é responsável pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação e realiza a avaliação dos cursos de mestrado e doutorado do país. Além do mais, investi na formação de professores da educação do país.

  1. Descreva a função do Fator de Impacto (FI), por qual fonte podemos obtê-lo e como esse indicador é calculado. (Valor 1,0)

O (FI) utiliza a tradicional métrica por citações de artigos para qualificar as revistas. Originou-se, por Eugene Garfield, o pioneiro da Cientometria que idealizou o Science Citation Index e fundou o Institute for Science Information (ISI), que desde 1992 pertence à Thomson Reuters.

O (FI) de uma revista científica é calculado somente entre as revistas que compõem a grande coleção de Web of Science. Logo, sabe-se que revistas fora desse meio não possuem (FI).

 O cálculo do fator de impacto por ano de uma revista é a soma de todas as citações que ela recebeu nos dois anos anteriores dentro da coleção dividido pelo total de artigos publicados no mesmo período.  

       

  1. O que é o índice-h (h-index) e qual a sua função no contexto da avaliação da produção científica? (Valor 1,0)

O Índice é um indicativo de qualidade e de notoriedade no segmento científico. Desse modo, os pesquisadores devem buscar atualizar constantemente o seu H.

  1. Durante os exercícios em sala vimos que o Google Acadêmico nos oferece algumas métricas para avaliação da produção dos pesquisadores, porém os indicadores, em geral, são maiores do que as que obtemos por meio de bases de dados convencionais. Argumente o porquê dessa diferença. (Valor 1,0)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com