TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura ou culturas é um conceito amplamente discutido por diversos pesquisadores

Por:   •  5/5/2018  •  Dissertação  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de cultura

Andreia Márcia Rocha Lopes

A cultura ou culturas é um conceito amplamente discutido por diversos pesquisadores.

Segundo Laraia a cultura faz os seres humanos visualizarem o mundo a partir de seus conceitos formados por seu ambiente de convívio, dessa forma sua concepção de outras culturas é avaliada segundo o seu próprio ponto de vista e não inserido na cultura que está sendo analisada podendo dessa forma ter um preconceito sobre aquela determinada cultura. Laraia também mostra a ideia de que a cultura interfere no biológico dos indivíduos a partir de suas fortes crenças eles desenvolvem doenças e curas por terem uma certeza que a sua fé ,tanto religiosas ou cultural, é correta. Ele afirma que os indivíduos interagem com a cultura de forma diferente como por exemplo nem todas as crianças de uma tribo integrarem em seus rituais, nem em todas as culturas as mulheres têm voz dentre muitas outras restrições diferenciadas de cultura para cultura. cada povo tem sua lógica própria de ser o que é e fazer o que faz, seus motivos e crenças os levam as concepções do que é certo, admirável ou não em seus convívio a dinâmica e o desenvolvimento desses povos também seguem seu próprio curso segundo o que Laraia expõe em seu texto.

Segundo Roberto da Matta cultura é um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas. Ele traz em seu texto a problematização de situações cotidianas onde o indivíduo tem a tendência a classificar hierarquicamente as culturas como forma de excluir a cultura do outro e privilegiar a sua, como se cultura fosse sinônimo de sofisticação e classificasse estado educacional de determinados grupos. O escritor ver as culturas de determinado local como culturas complementares em que ambas têm seus determinados valores históricos e se complementam. Para ele a cultura permite uma perspectiva mais consciente de si próprio por que propõe que não existem pessoas sem cultura deixando de existir superiores e inferiores em uma sociedade.

Concluindo então o que é cultura pode-se observar que não se existe um padrão a ser seguido e sim que todas as ações culturais são justificadas pelas características individuais do grupo no qual ela pertence devendo ,assim, ser respeitada. Exemplos cotidianos a serem citados é são as pessoas com mais informações comerem com o garfo na mão esquerda, um costume europeu que foi trazido ao Brasil, e as que não possuem essa informação em um mesmo contexto social comerem com a mão direita, que lhe dar mais sustentação. Outro exemplo são a quantidades de banhos tomada pelos brasileiros, cultura adquirida dos índios diferentemente dos europeus que para cá vieram. Foi observado que no meio de uma sociedade há diversas culturas e todas elas interagem entre si de forma complementar devendo ser respeitada e analisada por diversos ângulos.

Referências:

LARAIA, Roque. Cultura um conceito antropológico. 14ª quarta edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MATTA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com