TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Curiosidades da Língua Portuguesa

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS – CCSo

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM OEDAGOGIA

FUND. E MÉT. DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

DOCENTE: Lucinete Vilanova

Curiosidades da Língua Portuguesa

Josemir Costa da Silva

Richardson Melo Marques

São Luis – MA

2017

PORTUGUÊS OU “MARANHÊS”?

Peculiar, o vocabulário e o sotaque maranhense têm influência de todos os povos que aqui se instalaram. Saiba como se deu a origem do linguajar que usamos no dia a dia.

Maria Batalha / O Imparcial

Nem o maranhense mas bem vivido não conhece todas as palavras e expressões típicas do nosso estado, imagina estar por aqui de passagem. Daniele Penha (28), natural de São Paulo, que o diga. Ela passou duas semanas em São Luis e cada dia se deparou com um vocabulário novo. “Hen Hein”, “banhá”, “éguas”, foram algumas que ela mais ouviu durante sua visita.

O “Maranhês”, como pode se chamar o linguajar próprio de nossa terra, possui musicalidade na fala e vocabulário peculiar. “Qualira”, por exemplo, quem vai imaginar como o primeiro maranhense que usou esta palavra a inventou? Até existem algumas “teorias”, como a que o termo é uma contração de “homem com a lira”, mas nada pode ser confirmado. Podemos não perceber, mas sim, nosso sotaque é forte, e nem adianta querer se “amostrar” com essa de que falamos o português mais bem falado do Brasil. Isso ficou para os nossos antepassados, hoje nosso linguajar está mais para “cabuloso”.

“Maranhês”: mistura de línguas

“Achei impressionante a variedade de termos que eu nunca ouvi em nenhum outro lugar do país”, expressa Daniele. Assim como em outras regiões do país, o Maranhão foi povoado por uma misturas de etnias, as quais irão configurar o surgimento de expressões e formas de falar que misturam tanto a língua portuguesa, como dialetos africanos, indígenas e até um pouco da influência francesa pode ser encontrada na fala do maranhense.

Além da presença de povos de diversas etnias, a dialetologia maranhense também tem como característica a variação no próprio estado. “A população da baixada tem costume de falar “tia”, diferente da capital onde as pessoas pronunciam “tchia”, com um som mais chiado”, afirma o professor Ramiro[1].

Isso ocorre porque fatores socioeconômicos também influenciam nosso modo de falar. Os elementos linguísticos vão variar de região para região, conforme os hábitos que condicionam nosso dia a dia. Diferenças entre faixa etária (pessoas mais velhas usam expressões que caíram em desuso pelos mais jovens) também é considerado um fator dessa ampla diferença no linguajar maranhense.

EXPRESSÕES MAIS POPULARES

Para você que leu e não entendeu o que é se “amostrar” e nem “encabuloso”, confira uma lista das expressões mais populares do Maranhão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com