TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discussão de Gênero e Sexualidade na Escola

Por:   •  28/11/2019  •  Artigo  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Discursão de gênero e sexualidade na escola.

A escola é um lugar onde pode se caracterizar como um espaço social e democrático, sendo assim, pode proporcionar discursões muitos importantes e dentre elas a sexualidade e discursão de gênero.

Quando há uma compreensão sobre os tipos de diferenças do corpo humano e sua sexualidade, cria-se uma sociedade mais humanizada e compreensiva e se dar valor para compreender homens e mulheres com diferentes gêneros. Uma forma de mostrar isso é mostrar para crianças desde da educação infantil o respeito com o próximo e suas diferenças. Isso significa que as questões de gênero têm ligação direta com a disposição social de valores, desejos e comportamentos no que tange à sexualidade.

O papel fundamental da escola é gerar um olhar reflexivo sobre as identidades de gênero e mostrar que pessoas tem seus valores independente das escolhas feitas para suas vidas. É necessário que o educador tenha um conhecimento amplo sobre o assunto para passar para os alunos de uma forma que todos compreenda e respeite o seu próximo e fazendo uma revelação dos gêneros escolhidos por cada um.

Uma das melhores formas também de mostrar esse assunto seria com palestra aberta para a comunidade onde a escola está inserida onde pais e alunos participaria de uma conscientização através dessa palestra, mostrando o quão é importante o respeito com o próximo e que pessoas tem seus valores que devem ser respeitado com muito amor e carinho.  

Já para a educação infantil teria uma forma lúdica de mostrar e que através dessa ludicidade venha um conhecimento significativo sobre o assunto. Que no brincar acarrete valores nos conhecimentos do que é ser um menino ou menina.

Uma sociedade feita de valores onde cuidar de pessoas de diversas culturas, raças, etnias, e sexualidade, seria a sociedade que mostra para pessoas desde muito pequena que o importante é o respeito com o outro e isso pode ser feito principalmente nas escolas com diversas maneiras.

           "O papel da escola é abordar os diversos pontos de vista, valores e crenças  existentes na sociedade para auxiliar o aluno a encontrar um ponto de autoreferência por meio da reflexão... o trabalho de orientação sexual na escola é entendido como problematizar, levantar questionamentos e ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho". (PCN-1997)

Segundo os PCN pode se afirmar que o lugar onde o respeito e a reflexão sobre a orientação sexual começam na escola e os alunos terão dentro da sociedade um olhar reflexivo sobre o assunto e uma melhor compreensão do que pode ser uma sociedade respeitosa e o cuidado com o próximo.

Portanto, a melhor forma de ter uma sociedade consciente é mostrar para as pessoas que não existe divisão e que as escolhas feitas na vida de qualquer pessoa podem ser feitas e que sua sexualidade não defini o seu caráter.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural, Orientação Sexual/Secretaria de Educação Fundamental. -Brasília: MEC/SEF, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com