TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇAO NAO FORMAL

Por:   •  9/11/2020  •  Dissertação  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

 

A educação não formal é um espaço ONDE a aprendizagem intervém de forma positiva e significativa na vida dos educandos e acontece entre todos os envolvidos, Educandos e educadores ambos ensinam e aprendem.

 Buscamos desenvolver “A aprendizagem não formal através do desenvolvimento das habilidades e competências que ocorrem na prática e valoriza o “aprender a ser” onde se prioriza a aprendizagem ao longo da vida.

O espaço de Educação não formal: VALORIZAR, está localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Atendendo crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com e sem deficiência. Atende aproximadamente 100 crianças dentre elas 15 possuem necessidades especiais, é composta por equipe pedagógica, educadores, funcionários, um grupo de 30 profissionais. O Projeto baseia pedagogicamente e socialmente na formação das crianças, através da aprendizagem de valores, de diversas tecnologias e linguagens culturais, buscando proporcionar o acesso a diferentes culturas e a construção da autonomia dos sujeitos envolvidos.

 A experiência do projeto valorizar como um espaço de educação não formal traz alguns questionamentos. Qual a contribuição que o projeto pode dar para a construção da autonomia da pessoa com deficiência, como envolver as famílias e a comunidade neste processo?

Buscamos ações que promovam a educação emocional do indivíduo através do vínculo entre docente e educando, priorizando a escuta, o diálogo, a amorosidade e o respeito mútuo como ferramenta na busca pela humanização.

Estabelecendo uma relação de confiança e ética, desenvolver de forma coletiva orientações que visam além da aprendizagem, a autonomia, a autoestima e a superação em situações diversas ao desenvolvimento.

Todos os dias os educandos iniciam o projeto com uma hora de tutoria, onde trabalham questões emocionais e de vida. Em seguida, o educando frequenta uma oficina escolhida por ela por uma semana.

São ofertadas diversas oficinas, artesanato, culinária, informática, noções básicas financeira, jogos educativos, beleza, esportes, dança, entre outras.

O processo de escolha da oficina pelo educando após a tutoria possibilita o desenvolvimento da autonomia.

Os estudantes recebem merenda e os materiais para o desenvolvimento das diferentes oficinas.

Desta forma a Educação não formal em ambientes diversos, promove novas formas de aprendizagem, e estabelece uma relação com a comunidade que está inserida, tornando a aprendizagem mais significativa.

É um processo de humanização e libertação do educando, de professores que trabalha com pessoas, que possuem características e necessidades especificas Precisamos de um novo olhar para os sujeitos e suas diversidades.

Aprender a ser gente com mais empatia, semear a esperança de uma vida mais bonita, feliz e leve. Com uma Educação para além dos conteúdos, que certamente irá deixar marcas profundas na alma.

A educação não formal promove vivências que viabiliza essa possibilidade, no momento em que os indivíduos passam a interagir uns com os outros, aprendem e ensinam os seus saberes e experiências de mundo dando significado a educação e a vida.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com