TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Não Formal

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PEDAGOGIA     

               

                                           

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Ong Educalê

São Paulo

2016

[pic 2]

PEDAGOGIA     

Bruna Fernanda     CA 14059282

Danielle Silva         CA 14066017

Eliane Nunes          CA 14066637

Thais Suellen         CA 14061121

               

                                           

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Ong Educalê

São Paulo

2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o trabalho de uma instituição do 3º setor, não formal, localizada na Zona Leste de São Paulo que tem como finalidade, complementar o trabalho escolar de crianças e adolescentes carentes da região. Desse modo, agindo como uma organização não governamental compensatória.

  1. HISTÓRIA

A ONG EDUCALÊ foi fundada em 7 de novembro de 2005, tendo como idealizadora Marli Guedes Maydromo (atual diretora) que  desenvolveu a ideia para ocupar o seu tempo e o espaço em seu coração que ficou vazio, a partir do falecimento de seu filho Alexandre.

  1. OBJETIVO

          A ONG EDUCALÊ, segundo a diretora, tem como objetivo complementar os estudos de crianças carentes do bairro, assim também, educá-las para consciência de cidadania, respeito ao próximo e desenvolvimento de sua autonomia.              

A instituição proporciona às crianças atividades relacionadas à alfabetização, leitura, raciocínio lógico, inclusão digital, saúde, atividades físicas, meio ambientes, artes, além de passeios a teatros, parques.

3. EMOÇÕES MOBILIZADORAS

Depois que seu filho faleceu, Marli passou a ajudar ONGs e então, decidiu abrir sua própria, com a ajuda de voluntários. Atualmente, a instituição possui 38 crianças e adolescentes que frequentam o estabelecimento as quintas e sábados, fora do horário da escola. Aos sábados, a turma é divida em dois horários.

  1. ESTRUTURA FÍSICA

O espaço possui: Duas salas para o desenvolvimento dos conteúdos; Uma sala de computação; Um banheiro; Uma cozinha; Um espaço para o armazenamento dos objetos e peças de vestuário que são adquiridos para realização de bazares; Um quintal coberto, com mesas e bancos onde além das refeições, também são utilizadas para realização de atividades; Um quintal sem cobertura,  que contém alguns brinquedos, além de marcação no chão, para ser utilizado como quadra de esportes.

  1. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

A administração da instituição fica por conta da própria fundadora Marli e sua filha Adriana. Segundo a diretora, a Ong é mantida somente por doações e por seu próprio salário (Marli trabalha em uma empresa durante a semana). Além do bazar que realizam em alguns finais de semana.

Ao ser questionada sobre procurar ajuda do Estado, a mesma esclarece que por várias vezes tentou, mas sem sucesso, já que o sistema é burocrático e complexo, sendo negada sempre por algum tipo de documento faltante ou incompleto. Desse modo, ela paga o aluguel e contas do local com o seu próprio salário.

  1. CURRÍCULO  

As crianças e adolescentes da Ong possuem complementação escolar para algumas disciplinas como português e educação física, além de terem aula de computação e para alguns jovens, noção do curso de administração. Mas não há nenhum tipo de currículo específico a ser seguido, segundo a diretora, quem desenvolve as atividades propostas são os próprios educadores voluntários e ela, que é formada em pedagogia.

  1. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

  • Alfabetização;
  • Leitura;
  • Raciocínio lógico;
  • Inclusão digital;
  • Saúde;
  • Atividade física;
  • Meio ambiente;
  • Artes;
  • Passeios;
  1. ORGANIZAÇÃO POR SÉRIE/IDADE

A Educalê recebe crianças de 4 a 15 anos, porém,  alguns jovens acima dessa idade acabam retornando a instituição por gostarem muito do lugar. Os horários não organizados por idade, mas como dito anteriormente, de acordo com o horário escolar dos frequentadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (491.2 Kb)   docx (685.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com