TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e conhecimento do projeto políticonpedagógico da escola municipal nossa senhora Аparecida

Trabalho acadêmico: Leitura e conhecimento do projeto políticonpedagógico da escola municipal nossa senhora Аparecida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 5

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MEC – SETEC

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO/MT

PROJETO: Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores

(MÓD.01)

ALUNA: Rosilei Eva Picininn

TUTORA: Sirlene Santana Barros

IPIRANGA DO NORTE, SETEMBRO DE 2013

TEMA: LEITURA E CONHECIMENTO DO PROJETO POLÍTICONPEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA

OBJETIVOS:

*Qual o significado do Projeto Político Pedagógico e como suas teorias são postas em práticas;

*Como o Projeto Político Pedagógico pode vir a contribuir na construção de uma gestão escolar democrática;

*Na prática, qual a relação entre Projeto Político Pedagógico e a Gestão Democrática.

PÚBLICO ALVO

Alunas do Programa Profuncionário.

Professores, alunos e funcionários da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Político Pedagógico é o pólo norteador de toda a ação educativa desenvolvida na escola e das suas relações com a comunidade; expressa uma concepção de escola, de sociedade e de homem; abrangente, pois contém opções de ordem filosófica, de teorias pedagógicas e de metodologias a serem utilizadas, é o que identifica a escola. Podemos dizer que a elaboração se dá para que sejam seguidas normas e regras em todos os setores da escola, na alimentação dos alunos, na limpeza de todos os setores, na documentação dos alunos e da escola, mas principalmente como se dará o ensino em si, ou seja, como será aplicado os métodos de ensino, como serão feitas as avaliações dos alunos e também as regras a serem seguidas pelos alunos e profissionais da educação. Na prática, devem ser seguidas as normas e regras definidas no PPP, mas democraticamente. Assim sendo, se faz necessário que nós cursistas do profuncionário faremos a leitura do PPP com o intuito de contribuir para uma educação de qualidade e democrática.

Uma vez que educação de qualidade é aquela que tem Projeto Político Pedagógico compromissado com a transformação da realidade. Aquela que considera tanto a participação tecnológica quanto a participação do indivíduo no processo de definição dos rumos da sociedade em que vive nas diferentes instituições e nos movimentos da sociedade civil organizada, que compreende a relação dialética entre quantidade e qualidade, além dos seus aspectos políticos e formal que caminham juntos.

METODOLOGIA

O Projeto Político Pedagógico mostra a proposta educacional da escola dando ênfase ao processo ensino-aprendizagem. É através dele que a escola saberá com clareza como caminhar e sua razão de existir, onde estarão refletidos no projeto de tal modo que todos devam entender a que se propõe a escola.

Esse Projeto será desenvolvido pelos cursistas do curso Técnico de Infraestrutura, Alimentação e Secretaria Escolar do programa Profuncionário, juntamente com funcionários, professores, coordenadores e diretora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, com intuito de analisar e compreender o significado do Projeto Político Pedagógico e sua articulação teórica-prática;

Os encontros serão feitos na própria escola e em locais determinados pelos cursistas após o horário de trabalho completando uma carga horária de 20 horas.

Nos encontros será primeiramente apresentado o projeto e após serão feitas leituras do PPP e discussões para que se compreenda o PPP e qual a sua finalidade.

Durante os encontros faremos anotações as quais serão utilizadas para podermos desenvolver nosso PPS. Estaremos avaliando as relações do PPP com a prática do cotidiano da Escola e suas condições. Após os encontros, tendo em mãos as definições do PPP, poderemos analisar e definir no que poderemos estar contribuindo para a melhoria do PPP na teoria e na prática.

AVALIAÇÃO

Ao término da leitura e do estudo do PPP nós cursistas, temos a real compreensão do que é o Projeto Político Pedagógico e qual o seu papel dentro da escola. Entendemos que o PPP tem a força de um guia, ele indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

CONCLUSÃO

O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, foi elaborado baseado na realidade em que vivem os alunos da escola, procurando expressar a identidade real do seu presente visando o futuro. Procurou – se buscar alternativas que possam abranger todos os alunos nessa elaboração, observar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com