TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estação das Sensações e Descobertas

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL – FACDF

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO – POSDF

ALUNA                                                                               MAT:

ADRIANA SEVERINO RODRIGUES                                774

ÀREAS: NEURODESENVOLVIMENTO

Professor: Ocimar Guimarães

Brasília – DF

22/09/2017

1 – Escreva sobre a importância do conhecimento neurocientifico para a realidade do professor. Descreva a aplicabilidade desta área do conhecimento humano citando circuitos neurais relacionados à aprendizagem, memória e/linguagens.

O modo como ensinamos e aprendemos mudaram substancialmente nos últimos tempos, especialmente pelo advento de um novo paradigma em educação. Uma nova perspectiva progressivamente vem-se instalando no contexto educacional transformando concepções e práticas, repensando principalmente o papel da escola na formação integral desse sujeito.

A importância do Conhecimento Neurocientico deveria fazer parte do cotidiano do professor, pois, atualmente a ciência está se desenvolvendo e descobrindo distúrbios e transtorno do neurodesenvolvimento nas crianças. Estes transtornos afetam e muito o desenvolvimento nas várias fases do desenvolvimento emocional, psicomotor e cognitivo das crianças. Por isso a importância cada vez mais do professorado ter ciência destes elementos importantes. O que nos professores devemos inserir em nosso conhecimento é que a aprendizagem está relacionada a quatro funções: memória, emoção, atenção e linguagem. Aprendizagem requer reexposição aos conteúdos e experiências sob formas diferentes e níveis de complexidade crescentes. Alguns fatores podem ser fundamentais para o desenvolvimento ou perda da aprendizagem, tais como: falta de estimulo e a motivação, um ambiente familiar adequado, bons exemplos e uma boa escola, atividades físicas aumentam a quantidade de fatores neurotróficos que contribuem para estabilização das sinapses e para manutenção e formação de memórias.

2 – O Tálamo é uma região de substancias cinzentas localizada entre o tronco encefálico e o cérebro. Escreva sobre seu funcionamento, memória e sua importância nos processos neurais.

O tálamo é formado por agrupamentos de neurônios especializados e suas células de suporte, as células gliais, além de várias conexões entre estes agrupamentos. Ele é funcionalmente dividido em porções, várias e muitas vezes variáveis de acordo com cada autor, e cada porção está relacionada a uma função, um conjunto de fibras de substância branca (trato) que entra ou sai do cérebro, e a uma parte diferente do cérebro. É uma rede com uma central que recebe informações de todas as regiões do mundo e manda informações para todas as direções, sendo que antes de chegarem à central e antes de serem retransmitidas, estas informações são trabalhadas em uma rede menor, mais sofisticada e compacta, de modo que a informação seja mais bem compreendida. A rede é o sistema nervoso, e cada informação que chega às mais variadas regiões do cérebro, e cada informação que dele sai para os membros e outras partes do corpo, são antes trabalhadas e manipuladas por dois núcleos, um de cada lado, simétricos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (125.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com