TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

Passo 1 – Leitura do artigo 208 da Constituição Federal de 1988 e realização de um paralelo com a Emenda Constitucional no 59/2009

Leitura:

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

II - progressiva universalização do ensino médio gratuito; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;

IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

VII - atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

§ 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

§ 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

§ 3º Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.

Paralelo às mudanças promovidas pela Emenda Constitucional n° 59/2009:

Redação Original Emenda Constitucional n° 59/2009

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria (redação da EC n° 14/1996). I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

VII - atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Diante da leitura e paralelo realizados ressaltaremos uma breve análise da equipe, ou seja, no desenvolvimento deste passo houve questões que nos inquietaram e isso consideramos como relevantes neste estudo da estrutura do sistema educacional brasileiro, partindo desse aspecto exponhamos nosso entendimento diante dos itens estudados ou seja art. 208 da Constituição e Emenda Constitucional de 2009.

Na leitura do art. em questão permaneceu claro de trata dos deveres do Estado em relação ao direito à educação, e o mesmo deve necessariamente ser assegurado através de políticas públicas específicas nas diferentes esferas político-administrativas.

Nesse sentido, quando modificado qualquer dos incisos deste artigo implica na alteração do conteúdo referente ao direito à educação que pode ser exigido pela população aos poderes públicos. Há também neste artigo a definição da escolaridade obrigatória, ou seja, daquele período de escolarização que, além de constituir dever do Estado, configura-se como obrigação de matrícula e frequência por parte dos responsáveis e do estudante.

Portanto as mudanças tidas pela Emenda Constitucional de 2009 afirmam claramente que o Estado é o principal atuante em relação à garantia dos programas suplementares, necessários à garantia de efetiva equidade e gratuidade, a toda a educação básica, da creche à educação básica pós-obrigatória.

Passo 2 – Discussão sobre a lei 12.061 de 2009 que altera o artigo 4º da LDB 9394/96 referente ao dever do estado com a educação escolar pública.

A Emenda insere no texto permanente da Constituição uma definição trazida da LDB/96 que trata a “educação básica”, como sendo formada pela educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental e ensino médio. Com isso, a Constituição passa a proteger fortemente a “educação básica” como dever do Estado, obrigatória e gratuita na faixa etária “dos 4 aos 17 anos de idade”, sendo ainda dever estatal assegurá-la a todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. Uma vez que a própria Constituição não estabeleceu um novo conceito para “educação básica”, trata-se de uma norma constitucional aberta, cuja definição legal continua sendo dada pela LDB.

É importante perceber que há uma mudança no enfoque da obrigatoriedade, antes relacionada ao ensino fundamental “na idade própria” (a partir dos seis anos), passa a não mais se vincular a uma etapa de ensino específica, mas a uma faixa etária da infância e a toda a adolescência. Ou seja, o que se estipula é que toda criança a partir dos 4 anos deve obrigatoriamente ser matriculada na pré-escola, onde deve permanecer até o ingresso no ensino fundamental, aos seis anos. A partir daí deve obrigatoriamente permanecer na escola até os 17 anos, independentemente de série ou etapa (ensino fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com