TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e Organização da Educação

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO PILAR DO SUL

CURSO SUPERIOR PEDAGOGIA

1ª SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

                               MARIA JOSÉ DE PAULA SILVA             RA: 1708132205

                               MARIANA VAZ DICHER                          RA: 2844266176

                               PAMELA ARAÚJO VASCONSELOS       RA: 2847246597

                               VIVIANE BATISTA RIBEIRO                  RA: 2844269507

      TUTOR: MÁRCIA RUGINE

PILAR DO SUL – SP

30/03/2015

INTRODUÇÃO

O projeto tem como objetivo promover e incentivar a participação da família na escola e a importância da integração e interação entre ambas para favorecer e melhorar o ensino de aprendizagem dos educadores de maneira que seja significante e relevante.

O projeto pedagógico tem duas dimensões; a política e a pedagógica. Ele é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade educacional, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.

Nesse sentido iremos trabalhar a identidade cultural das famílias, das crianças atendidas, para que elas possam perceber as diferenças entre elas e seus colegas, os diferentes costumes em diferentes grupos sociais. De maneira coletiva buscaremos construir a valorização da mesma, tendo como principio a própria realidade.

DESENVOLVIMENTO

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9.394/96)     

‘’Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. ’’          

O papel da escola é incluir e demonstrar as diferenças culturais de forma que seja desenvolvido um papel de interação cultural entre os alunos, com trocas de experiências.

“Art. 3º XII – Deve-se ter consideração com a diversidade étnico-racial.”

Significa dizer que um dos princípios é o próprio multiculturalismo, com tolerância ao diferente.

‘’Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. ’’    

Parte da formação para o exercício da cidadania é o Multiculturalismo, ensinando o respeito ao diferente e a aceitação do outro. 

  • Parâmetros curriculares Nacionais (PCN) 

O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Explorando ao máximo o potencial de cada um dos alunos.  Mostrando que apesar das diferenças todos têm direitos e deveres iguais.

  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana   

Visa promover a inclusão total dos negros. A lei estabelece o ensino da História da África e da cultura afro-brasileira nos sistemas de ensino. Isto significa o reconhecimento da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação.

  • Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume 1

O objetivo é desenvolver situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis. O professor tem a tarefa de individualizar as situações de aprendizagem às crianças, e levar em consideração suas capacidades, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como seus conhecimentos socioculturais já adquiridos.

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS DA ESCOLA: PAULO FREIRE

O evento aconteceu ao ar livre, com jogos, arte, cultura, música e diversão. A comemoração para homenagear os pais apresenta pontos positivos, à diversidade racial pôde ser vista no uniforme dos alunos, que foi uma forma da direção mostrar a igualdade entre as raças.

Hoje as famílias antes tradicionais compostas por pai, mãe e filhos, estão em processo de mudança e devemos considerar também: as reconstituídas, as monoparental, as uniões consensuais e as  homoafetivas. Vendo isso a escola buscou não só homenagear os pais, mas também reunir a família, pois o multiculturalismo da sociedade atual faz com que as famílias sejam diferentes entre si.

Ainda existe muito a se fazer em relação ao multiculturalismo nas escolas, por mais que os docentes achem importante a realização de eventos para a integração da família no cotidiano escolar, buscando integração entre família e escola, a maioria dos professores não foram preparados para tal prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com