TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  25/3/2022  •  Artigo  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 12

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

SILVA, Ana Paula Aparecida da[1] 

 ASSAD, Ricardo[2]

Resumo

O crescimento do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais é evidente, surgindo a preocupação com as estruturas envolvidas neste processo. Sendo assim, foi escolhido para a pesquisa o tema “a importância da formação docente no contexto da Educação Inclusiva”, focando e delimitando sobre como era à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas antigamente e o que mudou. E como essa mudança afeta diretamente o professor ao buscar capacitação para trabalhar com tal público. O problema da pesquisa é qual a importância da formação do professor na perspectiva da educação inclusiva, sendo que a hipótese da pesquisa é que a formação do professor que atua na educação inclusiva é de extrema importância para a aprendizagem do aluno portador de algum tipo de transtorno e; ou necessidade especial. A pesquisa justifica-se, pois,sabendo dos desafios que o professor sem formação adequiada enfrenta, faz se necessário pesquisar sobre os principais obstáculos e avanços nas práticas de ensino, discutindo possibilidades na formação continuada do professor docente.

O objetivo geral da pesquisa é verificar a influência da formação do professor no processo de ensino aprendizagem do aluno com necessidade especial, utilizando para isso, a metodologia de pesquisa bibliográfica com base em algumas publicações e discussões sobre a temática. O trabalho se dará através da pesquisa, pois há muito vêm se discutindo a temática da inclusão. A pesquisa é uma atividade básica da ciência que contribui para a resposta às indagações e na construção da realidade, onde terá como embasamento teórico autores como Ferreira e Guimarães, Mantoam, Libâneo e Pires, além das legislações vigentes na Constituição Federal, Estatuto da criança e do Adolescente, Declaração Mundial de Educação para Todos, Declaração de Salamanca, LDB e a Convenção de Guatemala.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Formação continuada. Formação pedagógica.

  1. INTRODUÇÃO

A educação inclusiva nos dias atuais precisa ter mudanças no ensino aprendizagem. O professor deve ser preparado adequadamente por meio de processo permanente de desenvolvimento profissional, envolvendo formação inicial e continuada baseada em princípios e leis, com o objetivo de contemplar as necessidades de alunos com necessidades especiais.

Sobre formação de professores, a cada dia, se faz mais urgente a qualificação profissional para se trabalhar na perspectiva da inclusão social. Esta é uma nova tendência que vem ganhando espaço em diferentes países num processo permanente de debates das questões práticas e teóricas para que os professores sejam capazes de responder às tarefas que decorrem do processo de inclusão.

O presente artigo justificou-se ao sugerir uma reflexão acerca da importância de uma formação abrangente e aprofundada que realmente possibilite ao professor a aptidão necessária para lidar com as dificuldades inerentes a alguns quadros de deficiência e objetivou realizar alguns apontamentos sobre a formação de professores na educação inclusiva, para uma melhor atuação no atendimento de alunos com NEE, na rede regular de ensino. O estudo buscou também, identificar às dificuldades relativas à educação inclusiva para os docentes, investigar melhorias e apoio na prática docente sobre a inclusão nas escolas e dentificar a aceitação e a disponibilidade dos professores para especializar.

Por fim, este artigo foi elaborado a partir de um estudo baseado nas indicações bibliográficas apresentadas na literatura nacional especializada da área, utilizando-se assim a metodologia de pesquisa bibliográfica.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A Educação Inclusiva é um direito garantido por lei dentro da Constituição Federal, Estatuto da criança e do Adolescente, Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), Declaração de Salamanca (1994), LDB e a Convenção de Guatemala (1999). O acesso à educação e direitos das crianças com deficiências também é assegurado pela Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que afirma em seu art. 8º,

constitui crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa: I - recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta. [...]

É ao determinar um ensino de qualidade onde deve ser garantido à criança o seu desenvolvimento integral em todos os aspectos físicos biológicos e psicológicos, que as organizações governamentais buscam acolher a demanda dos movimentos sociais para que os deficientes não estejam excluídos das escolas regulares.

O MEC em documento que propõe a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva afirma que:

“o acesso à educação tem início na Educação Infantil, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento global do aluno. Nessa etapa, o lúdico, o acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança”. (MEC/SEESP-Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, 2007, p.6).

O direito está garantido na lei, mas ainda temos que nos preparar fazendo mudanças, adaptações e procurando nos informar mais para um trabalho realmente efetivo e de boa qualidade, também para a concretização e cumprimento do que realmente é legal e adequarmos nossas posturas para um trabalho com a inclusão que seja ideal para as nossas crianças com deficiência.

  1. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A educação inclusiva representa um avanço no processo de inserção de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas comuns porque tem como propósito principal facilitar a transição dos estudantes com deficiências da escola especial à escola comum e oferecer suporte ao processo de aprendizagem na rede de ensino regular. Seu principal objetivo consiste na elaboração, identificação e organização de recursos pedagógicos, excluindo barreiras enfrentadas pelos alunos que possuem necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com