TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO SUPERIOR COMO COLABORADORA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS GRADUADOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE VÉRTICE-UNIVÉRTIX DE MATIPÓ- MG

Por:   •  8/6/2020  •  Monografia  •  7.923 Palavras (32 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX

SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. – SOEGAR

A FORMAÇÃO SUPERIOR COMO COLABORADORA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS GRADUADOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE VÉRTICE-UNIVÉRTIX DE MATIPÓ- MG

ACADÊMICAS: BRUNA LOPES BATISTA COELHO

                    LAIS LARA MENDES SANTANA

                        

MATIPÓ

2017

 BRUNA LOPES BATISTA COELHO

LAIS LARA MENDES SANTANA

A FORMAÇÃO SUPERIOR COMO COLABORADORA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS GRADUADOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE VÉRTICE-UNIVÉRTIX DE MATIPÓ- MG

 

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – apresentado ao curso de Administração da Faculdade Univértix, como requisito parcial à Eobtenção do título de bacharel.

:                              Profª. Orientadora: Jaqueline Conceição Leite  

 

MATIPÓ

2017

A FORMAÇÃO SUPERIOR COMO COLABORADORA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS GRADUADOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE VÉRTICE-UNIVÉRTIX DE MATIPÓ- MG

RESUMO

Devido à globalização, os avanços tecnológicos e também ao risco do desemprego que a atual crise econômica gerou em todo o mundo, o mercado de trabalho vem se tornando mais competitivo e exigente. O objetivo do presente estudo foi descobrir se a formação profissional foi determinante para iniciar ou acelerar o processo de desenvolvimento da profissão; saber o índice de acadêmicos que atuam diretamente em suas respectivas áreas de formação corroborando a importância de um diploma de Ensino Superior para os administradores e contadores; identificar quantos ex-alunos do curso de Bacharelado em Administração estão empregados, bem como sua qualidade de vida profissional e econômica. A presente pesquisa foi de natureza básica com abordagens quantitativa e qualitativa. Concluiu-se que a formação profissional foi determinante para iniciar o processo de desenvolvimento da profissão a maioria dos acadêmicos atuam diretamente em suas respectivas áreas de formação mostrado ser fundamental obter - se um diploma de Ensino Superior.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino superior; Administração; Emprego.

1 INTRODUÇÃO

O estudo da administração de forma próxima aos moldes contemporâneos data do final do século XIX, nos Estados Unidos da América, com a criação da WhartonSchool, em 1881.  “No contexto nacional, a primeira escola superior leciona o curso específico de administração somente seis décadas depois, em 1941, com a criação do primeiro curso, na Escola Superior de Administração de Negócios – ESAN/SP, inspirado no modelo do curso da GraduateSchoolof Business Administration da Universidade de Harvard.” (ANDRADE e AMBRONI, 2004).

Devido à globalização, os avanços tecnológicos e também ao risco do desemprego que a atual crise econômica gerou em todo o mundo, o mercado de trabalho vem se tornando mais competitivo e exigente. “Na chamada Era da Informação, as pessoas não estão apenas valorizando a comunicação fácil, principalmente pela rede mundial de computadores, mas também há uma grande preocupação com a atualização do conhecimento.” (CARVALHO, 2010).

A profissão de administrador é bastante abrangente e possui diversas áreas de atuação, consequentemente o número de profissionais disponíveis no mercado também é grande. “De acordo com levantamento feito pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação) em 2006, o Curso de Administração possui o maior número de alunos matriculados; são cerca de 620 mil alunos, número que supera o total de alunos matriculados de toda a área da saúde. Por esse motivo é inegável a necessidade desses profissionais se qualificarem exemplarmente para que possam garantir a sua empregabilidade e evitar que profissionais de outras áreas ocupem cargos inicialmente destinados aos administradores.” (FERREIRA, 2008).

Diante desse cenário, observou-se a importância de se conhecer quais as circunstâncias e condições específicas quando se trata de empregabilidade e ascensão profissional se aplicam aos egressos dos cursos de Administração residentes nas cidades de Abre Campo e Matipó (MG) após obterem o diploma na Faculdade Vértice.

As questões que nortearam a pesquisa consistem em: qual o índice de acadêmicos que atuam diretamente em suas respectivas áreas de formação? Qual a importância de um diploma de Ensino Superior para os administradores? Quantos ex-alunos do curso de Bacharelado em Administração estão empregados?De que forma a graduação contribuiu com a carreira dos formados?

Os objetivos dessa pesquisa de campo foi descobrir se a formação profissional foi determinante para iniciar ou acelerar o processo de desenvolvimento da profissão; saber o índice de acadêmicos que atuam diretamente em suas respectivas áreas de formação corroborando a importância de um diploma de Ensino Superior para os administradores e contadores; identificar quantos ex-alunos do curso de Bacharelado em Administração estão empregados, bem como sua qualidade de vida profissional e econômica.

Este trabalho pretende mostrar o grau de relevância da graduação nas atividades laborais realizadas pelos ex-alunos, a colaboração direta do diploma para a carreira dos mesmos a fim de responder até que ponto e de que forma a graduação contribuiu com a carreira dos formados. A presente pesquisa irá mostrar o papel do administrador e sua importância para a sociedade, paradigmas a ele relacionados e como deverá atuar.

Pretende-se ainda mostrar que o profissional em administração é o profissional capaz de absorver revezes por si mesmo, às necessidades e às demandas das organizações do mundo moderno e adequar-se às mesmas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1  ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Com relação às suas origens e características, o desenvolvimento do sistema de educação superior, no Brasil, pode ser considerado um caso atípico no contexto latino-americano. “Desde o século XVI, os espanhóis fundaram universidades em suas possessões na América, as quais eram instituições religiosas, que recebiam a autorização do Sumo Pontífice, através de Bula Papal. O Brasil Colônia, por sua vez, não criou instituições de ensino superior em seu território até o início do século XIX, ou seja, quase três séculos mais tarde.” (FRANCO, 2008).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)   pdf (426.6 Kb)   docx (388.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com