TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  20/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À PESQUISA

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Toda Pesquisa possui uma intencionalidade que está ligada a um conjunto de ideias e valores, conforme Pádua, (2018):

“ Pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, elaborar um conjunto de conhecimentos.”. (PÁDUA, 2018, p.29). Conforme Sampieri; Collado; Lúcio (2006). A abordagem metodológica é condição fundamental, para que a pesquisa venha ser conduzida conforme suas peculiaridades.

Método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um certo fim ou um resultado desejado. Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos empregados na investigação e na demonstração da verdade. Não se inventa um Método; ele depende, fundamentalmente, do objeto da pesquisa. Os cientistas cujas investigações foram coroadas de êxito tiveram o cuidado de anotar os passos percorridos e os meios que os levaram. Outros depois deles, analisaram tais processos e justificaram sua eficácia. Assim, esses processos empíricos no início, foram transformados, gradativamente, em métodos verdadeiramente científicos. (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006, p.27).

O plano metodológico da pesquisa, visa descrever como os objetivos serão alcançados, especificando as fases do estudo, toda elaboração e organização; é necessária cautela em cada fase, para não enfrentar dificuldades no decorrer da pesquisa, e obter um resultado satisfatório, estudando com eficiência para obter uma profundidade científica, relacionando a aptidão pessoal do pesquisador quanto a sua investigação, para obter um acesso facilitador ao apresentar o problema da pesquisa. (BARROS; LEHFELD; 2007, p.113).

REFERÊNCIAS

BARROS; A. J. S; LEHFELD; N.A.S. Fundamentos em Metodologia científica. São Paulo: Editora Pearson, 2007.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P.A; SILVA, R. D. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2006.

PÁDUA; E. M. M. D. Medologia científica: Abordagem teórica prática. São Paulo: Papirus, 2018.

SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. H.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. Tradução de Fátima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Clara Dystyler Ladeira. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com