TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  19/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.122 Palavras (25 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 25

Atividade 01-

Caros acadêmicos de Pós Graduação,  a atividade 01 refere-se a reorganização e ou elaboração do projeto de Pesquisa. O projeto de pesquisa segue o mesmo roteiro do projeto já elaborado na disciplina de Iniciação a Pesquisa Educacional ou Metodologia da Pesquisa em Educação. É importante, decidir se vão retomar o mesmo projeto já elaborado  e ou se irão elaborar outro projeto de pesquisa. O projeto deverá ser encaminhado pelo portfólio de aula 01 e anexar cópia do currículo lattes atualizado , ficha de identificação do aluno contendo 02 nomes de possíveis orientadores em ordem de preferência de acordo com a temática e a carta convite ao orientador.

Prazo até dia 15/04

Atenciosamente,

Profª Terezinha Bazé de Lima

Orientador: Professor Pedro Rauber

IDENTIFICAÇAO

Nome: THATIANE HENZEL DE MORAIS

RGM: 703.807

Turma: 2010

Pólo: MARACAJU

Curso: Metodologia do Ensino Superior

A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MARACAJU

Thatiane Henzel de Morais

RESUMO

O seguinte trabalho tem como objetivo identificar e analisar as contribuições e as dificuldades que os professores obtiveram ao receber a proposta do Sistema de Ensino Apostilado nas escolas municipais de Maracaju/MS. Foram ouvidos alguns professores para se obter informações de como ocorreu esse processo de implantação. As maiores dificuldades apontadas foram que algumas escolas não dispõem de computadores para que alunos e professores possam acessar o portal que contem atividades complementares e que o material não é adequado ao nível de aprendizagem de muitos alunos da rede. Os professores relataram que a maior contribuição é a apresentação e ludicidade que o material traz, facilitando o entendimento e atraindo os alunos para a aprendizagem. Em um âmbito geral pudemos concluir que a apostila trouxe alguns benefícios para o ensino e aprendizagem. No entanto, o engessamento por parte do professor, de ter que seguir aula a aula, torna-se um problema quando as crianças não estão conseguindo acompanhar a apostila.

Palavras-chave: Sistema de Ensino Apostilado, Tecnicismo, Material Didático.

Introdução

A expressão sistemas apostilados de ensino indica instituições privadas que produzem e vendem seu material didático a escolas ou rede de escolas conveniadas, em um esquema de franquias. O interesse em estudar o presente tema surgiu em função da adoção do Sistema Apostilado “Aprende Brasil” da Editora Positivo pela Prefeitura Municipal de Maracaju - MS para sua rede de escolas, em janeiro de 2009. Esta foi uma das primeiras iniciativas do prefeito Celso Luiz da Silva Vargas para compor o seu projeto de educação, defendido em campanha, que é o de potencializar a qualidade das escolas municipais. O Sistema de Ensino Aprende Brasil é composto de apostilas da educação infantil até o ensino médio. O sistema vale-se de um site próprio, o “Portal Aprende Brasil”, no caso deste município, “Portal Aprende Maracaju” e é considerado pelos usuários como um dos mais completos portais de educação do país. Inclui também uma assessoria pedagógica, responsável por ministrar cursos e prestar atendimento às equipes docentes e técnico-pedagógicas das escolas e secretaria de educação.

O sistema Aprende Brasil é denominado pelos especialistas da rede municipal de Maracaju como “livros didáticos”. No entanto para evitar confusão conceitual com o que se considera normalmente como livros didáticos produzidos pelas editoras, aprovados ou não pelo PNLD, neste estudo, será utilizado a denominação de sistema apostilado de ensino.

A expectativa apresentada pela gestão envolvida na implantação é de que o material Sistema Aprende Brasil inove o ensino público da cidade, como um material de qualidade que se configura em ferramenta de trabalho aos profissionais da Rede Municipal de Educação, fortalecendo assim o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem nas nossas escolas.

A opção por adotar o referido sistema por outras prefeituras no Brasil é polêmica. Ao mesmo tempo em que existem questionamentos de educadores por adotar um sistema que levaria à padronização do ensino, a desvalorização do professor, algumas redes públicas municipais como do Estado de São Paulo, por exemplo, que utilizam o sistema apostilado, apresentaram melhor desempenho na Prova Brasil em 2005 e 2007 em relação às que não adotaram, segundo estudo da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (JORNAL ESTADÃO, 2009). No entanto, tais resultados podem estar relacionados a outros fatores e tais conclusões demandam análises qualitativas para que se cheguem a conclusões definitivas.

Diante da polêmica em torno da adoção dos sistemas apostilados de ensino, surgiram indagações sobre a efetividade do material adotado em Maracaju para realmente promover a qualidade da educação. Que contribuições este material trouxe para a educação do município? Estariam os professores preparados para a utilização do material? Que dificuldades surgiram? Estes questionamentos determinaram o problema central desta pesquisa: Como foi a receptividade dos professores em relação ao sistema apostilado adotado pela Secretaria Municipal de Educação para as Escolas Municipais em Maracaju?  Considera-se de fundamental importância o pensamento dos professores sobre a sua prática. Por melhor que seja uma proposta pedagógica ela pode fracassar se não for bem compreendida e acolhida pelos professores.

Para tentar responder a esta questão, o objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar as contribuições e as dificuldades que os professores obtiveram ao receber a proposta do Sistema de Ensino Apostilado nas escolas municipais de Maracaju. Os objetivos específicos foram:

  • Conhecer o contexto histórico da implantação de sistema de ensino apostilado nas escolas municipais de Maracaju.
  • Identificar e analisar as contribuições e dificuldades apontadas pelos professores quanto à utilização do sistema apostilado para promover a aprendizagem dos alunos.
  • Identificar e analisar as contribuições e dificuldades apontadas pelos professores quanto à utilização e aprendizagem dos alunos.

Para estudar como foi a implantação do sistema apostilado na rede municipal no município de Maracaju, como metodologia utilizamos a entrevista e aplicação de questionários com os professores como instrumentos de pesquisa, para conhecermos o contexto da implantação do sistema, para identificar a contribuição e as dificuldades apontadas pelos professores em relação a implantação do método e à aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (304.6 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com