TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA EDUCAÇÃO

Por:   •  9/1/2017  •  Exam  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 10

Historia da educação:Nossa tradição histórica é predominantemente ocidental, greco-romana, todavia, nos últimos tempos, o estudo dos primórdios do que entendemos por "civilização oriental" apresenta grandes contribuições para as mais variadas áreas do conhecimento. A História da Educação também encontrou nessas civilizações características que demonstram uma preocupação dessas populações com a instrução. De acordo com o que estudamos a respeito das civilizações orientais, podemos afirmar:

Quest.: 1

[pic 1]

na Índia, devido ao predomínio do ideal místico-contemplativo, havia grande interesse pela educação física. Na China, os cursos restringiam-se à classe dirigente, empoando as oficinas que eram reservadas para artesãos e camponeses.

[pic 2]

no Egito, a educação não era restrita, o que propiciou o desenvolvimento dessa civilização. Na Mesopotâmia, civilização que muitos aproximam da egípcia, predominava a educação doméstica.

[pic 3]

todas as alternativas estão corretas.

[pic 4]

a educação não merecia uma reflexão propriamente pedagógica, pois, em virtude do forte teor religioso dessas sociedades, as orientações de como educar eram retiradas dos livros sagrados.

[pic 5]

os hebreus, ao contrário das demais civilizações orientais, valorizavam o trabalho manual e o livro sagrado, a Bíblia, não funcionava como um manual pedagógico.



2.

Nas escolas chinesas, os alunos aprendiam a dominar as formas de linguagem. Na educação hindu, havia a forte influência dos sistemas de castas e a educação judaica privilegiava o desenvolvimento da personalidade. As civilizações orientais apresentavam algumas diferenças quanto à educação, todavia, alguns aspectos nos permitem aproximá-las. Em linhas gerais, quais eram as semelhanças existentes na educação das civilizações orientais?

Quest.: 2

[pic 6]

Essas civilizações não tinham uma reflexão pedagógica, as orientações de como educar eram retiradas dos livros sagrados.

[pic 7]

O mestre era venerado e não havia castigos.

[pic 8]

Nas escolas, os alunos aprendiam apenas a dominar as formas de linguagem.

[pic 9]

As escolas possuíam prédios próprios, no entanto, o mestre era um sacerdote e ensinava apenas os filhos das camadas ligadas ao governo.

[pic 10]

Toda a instrução ministrada ao povo centralizou-se em manuais especialmente elaborados para esse fim.



3.

Os jesuítas, ao encontrarem problemas para catequizar o indígena brasileiro, passam a desenvolver o trabalho, direcionado especificamente para as crianças. Na visão jesuítica, seria mais fácil catequizar e ensinar a criança, enquanto a tradição indígena ainda não estava impregnada em sua mente. Deste modo, o ensino das crianças foi uma das primeiras e principais preocupações dos padres da Companhia de Jesus: ensinar a ler, a ter bons costumes e orar. 
Diante do exposto, assinale a alternativa que 
não caracteriza a atuação dos padres e irmãos jesuítas no Brasil.

Quest.: 3

[pic 11]

O padre Manuel da Nóbrega organizou as estruturas do ensino, atento às condições novíssimas aqui encontradas.

[pic 12]

Quando os jesuítas perceberam que os indígenas não aceitariam tão fácil e passivamente as imposições culturais e religiosas, alteraram então suas práticas. Começaram a ser experimentados os aldeamentos de adultos e os recolhimentos de crianças, ou seja, as missões começaram a ser organizadas segundo formas institucionais, por iniciativa de Manuel da Nóbrega e com o apoio da coroa.

[pic 13]

O papel da Companhia de Jesus no Brasil deve ser destacado não apenas por aderirem ao ideal missionário da catequese dos nativos, mas por serem os responsáveis pela organização dos primórdios do sistema educacional brasileiro.

[pic 14]

O período inicial do trabalho dos jesuítas no Brasil é caracterizado pelo que chamamos missionarismo heróico, que significava para os jesuítas viver e trabalhar nas aldeias para alcançar mais diretamente os catecúmenos.

[pic 15]

O padre Manuel da Nóbrega seguiu, no Brasil, para colonos e indígenas, as estruturas propostas pelo Ratio Studiorum.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (100.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com