TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ/Consórcio CEDERJ/UAB

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA modalidade EAD

Disciplina: História da Educação

Coordenadora: Maria de Lourdes Silva

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2018.2

Nome:Joze Moreira de souza

Matr.:17212080406

Email:jozemoreiradesouza@yahoo.com.br

Polo:Tres Rios

Cidade onde reside:Três Rios

Prezados alunos, a proposta dessa AD2 é avaliar sua capacidade de interpretação de texto e de elaboração de sínteses, produto da reflexão operada no processo da leitura. Nesse sentido, não cabe recortar dos textos a serem trabalhados as respostas às questões. Exige-se que se produza texto próprio e que as citações sejam feitas conforme as regras da ABNT, com as devidas aspas para as citações diretas e indicação da página do trecho citado. Este documento está em formato word, mas solicitamos que seja convertido para o formato PDF quando for postado na plataforma. Observe que estes serão parâmetros mínimos de correção, sendo, portanto, critérios da avaliação. A todos, bons estudos!

1ª Questão: Seguindo o texto “A escolarização no Brasil: cultura e história da educação”, de Diana Vidal e Luciano Faria Filho, os autores falam sobre as primeiras décadas republicanas e como o novo regime político incorporou o projeto da educação à nova proposta política do país e como o projeto da Escola Nova participa desse momento. Explique esse posicionamento dos autores. (2,0 p.).

Resposta:Segundo o texto”A escolarização no Brasil :cultura e história da educação,” o processo de escolarização no que vinha ser o território Brasileiro,iniciou-se em 1549,com a chegada dos padres jesuítas,mas apenas no final do século dezesseis os jesuítas passaram a desenvolver seus maiores esforços para a escolarização,principalmente das crianças e jovens filhos dos colonizadores Portugueses.,os autores Diana Vidal e Luciano Faria Filho falam sobre uma educação elitista e excludente que durou mesmo após a proclamação da República,elitista porque estava voltada para a educação de poucos e excludente porque excluía escravos e grande parte dos pobres negros ou brancos e mulheres.Com a chegada do regime Republicano no Brasil,e o movimento da escola nova,que reuniu um conjunto de intelectuais de formação e ocupação bastante diversificada,quase todos ligados à defesa da escola pública e laica,observa_se a chegada de um novo método de ensino,o método intuitivo , que consistia no princípio de que era preciso ver para aprender, a aprendizagem acontecia do concreto para o abstrato, condenando assim o método mecanicista.Observa-se também diante do ato de 1934,uma grande preocupação em se reger eis e se criar uma legislação própria para a educação.

2ª Questão:Em outro texto dessa mesma autora, “80 anos do manifesto do Pioneiros da educação Nova: questões para debate”, Diana Vidal afirma que a proposta se evidencia como uma fórmula de múltiplos ignificados e distintas apropriações, conformadas no entrelaçamento de três vertentes: a pedagógica, a política e a ideológica. Explique como essas vertentes se manifestam na sociedade de então, segundo a autora. (3,0 p.)

Resposta: O manifesto foi um marco para a educação brasileira, pois teve como objetivo a reforma e renovação na educação do país. Sua vertente pedagógicao  seria a formulação de um planejamento único para todas as escola e também foi o inicio da luta para um escola laica, pública, obrigatória e gratuita pra todos independente do sexo biológico ou da situação financeira.A educação era privilégio das famílias com melhores condições e com o surgimento do manifesto a força para a garantia de uma educação qualitativa e que fosse proporcionado o acesso de todos foi fortificada.

 Na vertente política, em 1931, foi organizada a IV Conferência Nacional de Educação,onde as principais discusões consistiam em qual seria a função do Estado na organização do sistema escolar, entre centralismo e federalismo,o movimento da escola nova mostra-se frágil e se opõe ao centralismo estéril.Durante as manobras políticas da IV conferência  surgiram vários pontos divergentes acerca da função do estado na organização do sistema escolar,evidencia-se a polarização entre federalismo e centralismo,entre função educadora e subsidiária,entre dualidade do sistema e educação comum ,entre outros.

Na vertente ideológica a escola nova ofereceu-se como meio para a transformação da sociedade,opondo-se a pioneiros e católicos a IV conferência nacional da educação proferida por Getulio Vargas, solicitava aos educadores a fórmula feliz e o conceito de educação da nova política de educação, as expectativas foram frustradas e acabaram por desencadear uma crise no cenário de aglutinação de grupos da ABE.  

3ª Questão:No texto “A Reforma do Ensino no Distrito Federal (1930-1935): experimentalismo e liberalismo em Anísio Teixeira”, de LibâniaNacif Xavier, encontramos um balanço da reforma citada. Considerando os aspectos trabalhados pela autora nesse texto, imagine que você é um jornalista e crie uma matéria sobre o assunto. Sua fonte para elaboração da matéria dever, obrigatoriamente, ser o artigo em questão. O uso de imagens é opcional. O importante é ter começo, meio e fim e ao menos duas problematizações dentre as analisadas pela autora. (5,0 p.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (497.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com