TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação

Por:   •  22/5/2019  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 5
Idade Média: Educação mediada pela fé

A Idade Média foi um período de mil anos que ficou conhecido como a “idade das trevas”, porém não podemos generalizar, pois depende muito da época e do lugar em que se passou.
Este período foi divido em duas fases, a primeira foi a
Alta Idade Media (sob domínio germânico) que ocorreu no final do século V. Caracterizou-se pelas invasões barbaras, portanto houve um grande despovoamento das cidades formando então um processo de ruralização, em busca de proteção das guerras. Este processo se estendeu ate o século X, alcançando então o Feudalismo, que foi um período onde o poder estava nas mãos dos senhores feudais, neste caso o rei teve seu poder enfraquecido. A escravidão foi acabando, porém surgir o trabalho dos servos, que eram livres, mas dependiam dos seus senhores (donos de terras). Durante a segunda fase, que ficou conhecida como Baixa Idade Média ocorreu o desenvolvimento do comercio onde surge uma nova classe social que se opõe aos senhores feudais: a burguesia. Esse desenvolvimento trouxe a possibilidade da vol, bem como o volta das pessoas ás cidades, ressurgimento das artes e das lutas sociais e religiosas.
Neste período a educação era concentrada nas mãos do clero (conjunto de sacerdotes responsáveis por um culto religioso), onde apenas monges e religiosos sabiam ler e escrever. A cultura era uma mistura uniforme de elementos greco-romanos, germânicos, cristãos e também das civilizações de Bizâncio e do Islã. A educação no Império Bizantino era voltada á vida religiosa onde a meta era a formação humanista e o preparo de funcionários para administrar o Estado. Lá existiam dois tipos de escolas: a monástica que era feitos os estudos religiosos, e a patriarcal onde o ensino não era apenas de formação religiosa.. Já no Islamismo era predominante o interesse pela ciência tanto é que os árabes tiveram destaque nas áreas de matemática, cartografia, astronomia e medicina. Nas escolas primárias aprendia-se a ler e escrever e através do Alcorão eram educados moralmente.
Apesar dessas duas civilizações estarem amadurecendo culturalmente, junto á elas crescia a crise que governo, que causou a criação de escolas cristãs. Porém a burguesia não aceitava mais o domínio da igreja sob a educação e a sociedade e criaram as escolas seculares que eram escolas não religiosas voltadas às necessidades da burguesia onde o latim foi substituído pela língua nacional. E nesta figura de educação houve a formação militar de cavalheiros e “gentes de ofício”.
Infelizmente, neste período as mulheres não tinham direito á educação formal, principalmente mulheres pobres que tinham que trabalhar ao lado do marido. As burguesas recebiam aulas em casa sobre musicas e artes e eram formadas para casar e virarem mães.
Ao final da Idade Média a ciência, literatura e educação já estavam alinhadas. A volta da cultura greco-romana já mostrava o período humanista que estava por vir.
Diante disso devemos lembrar que através da herança da cultural medieval transformada pelo cristianismo foi que chegou a educação no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com