TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação

Por:   •  26/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÃO 1 (3,0 pontos)

Elabore um roteiro de atividade para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que contenha, obrigatoriamente, atividades de “recorte e colagem” realizadas pelos alunos.

A atividade deverá ter como objetivo trabalhar nos alunos as percepções da existência de uma História-problema e de que “quando falamos do passado, não existe uma verdade” (aula1; p.13)

O roteiro deverá conter as seguintes etapas: motivação; conteúdo abordado; produto realizado pelos alunos; avaliação.

Tema para Plano de aula: O encontro com a História

Objetivo: Fazer com que os alunos entendam que quando falamos do passado “não existe uma verdade”

Participantes: Alunos de uma classe de 5° ano do Ensino Fundamental

Duração: 55 minutos (podendo se prolongar para uma segunda aula)

Conteúdo abordado: Plano de aula com figuras (imagens) e leitura

Atividade proposta: Produção de cartazes e uma breve apresentação

Local da atividade: Dentro de sala de aula ou até mesmo num centro histórico onde os alunos possam verificar escrituras, artes e imagens referentes ao assunto.

Desenvolvimento da atividade: Conforme texto abaixo que será abordado em aula

A História é revivida por meio de fontes históricas: documentos escritos (livros, cartas, testamentos, jornais...), construções, palácios, monumentos, templos, fortes, túmulos...), utensílios de pedra, metal, barro (cerâmica), pinturas e esculturas, moedas e medalhas, fotografias, cinema, vídeo, discos, fitas, DVD’s, Internet ...

As fontes históricas nos permitem descobrir como viviam as pessoas no passado: como se organizavam em sociedade, como trabalhavam, que interessem tinham, o que pensavam.

Ao interpretar os dados fornecidos pelas fontes históricas, você terá condições não só de conhecer melhor a sociedade em que vive, como também de atuar no sentido de transformá-la.

Exemplo de fontes históricas: Forte de São Mateus, construído pelos portugueses na segunda década de XVII, em Cabo Frio.

DOIS DOCUMENTOS ESCRITOS , DOIS PONTOS DE VISTA DIFERENTES

Apresentar os dois documentos escritos:

• Trechos de um documento escrito sobre a chegada da esquadra do capitão Pedro Álvares Cabral ao Brasil, no ano de 1500

Sobre a primeira visão da terra que só mais tarde se chamaria Brasil

“Seguimos nosso caminho ao longo deste mar até que, na terça-feira depois da Páscoa, aos 21 de abril, topamos com alguns sinais de terra...”

• Sobre os índios, os verdadeiros donos da terra

“A pele deles é parda, meio avermelhada. Eles têm bons rostos e narizes; são bem feitos. Andam nus, sem nada que cubra seus corpos, e não fazem o menor caso de cobrir ou mostrar suas vergonhas; e são tão inocentes nisso como ao mostrar o rosto. ”

• Sobre a primeira impressão quanto às possibilidades de aproveitamento da terra

Pero Vaz de Caminha lê para Cabral a carta que escreveu para o rei de Portugal descrevendo a nova terra encontrada

“Esta terra, Senhor, é (...) muito formosa. (...) Até agora não pudemos saber que haja aqui ouro, prata, ou alguma coisa de metal ou ferro. Porém a terra em si tem um ótimo clima. Águas são muito infindas. E esta terra é tão graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará, em razão das águas que tem. Porém o melhor fruto que se pode tirar desta terra me parece salvar esta gente.”

Atividades propostas após esses breves textos que foram utilizados pra um início de análise de nossa aula.

• Após esse breve estudo, motive os alunos a dizer o que entenderam do texto lido.

• Questionar e buscar dos alunos o que entenderam do assunto abordado

• Quem realmente descobriu o Brasil na opinião de cada, e discutam sobre o assunto

• Pedir aos alunos que montem um painel com figuras deste tema e após que os mesmos simulem num tempo de 5 a 10 minutos uma peça teatral onde demonstrem os índios e o descobrimento do Brasil.

• Após isso, verificar se os alunos entenderam a proposta da aula e saibam que se tratando do passado, não existe nenhuma verdade claramente dita, pois existem tudo se define ao modo de pensar de quem as descreve, quem as declara.

QUESTÃO 2 (4,0 pontos)

A partir do trecho selecionado da página 36 da aula 3 de História da Educação 1, cumpra as atividades solicitadas:

“Essa preocupação em torno da manutenção da memória comum pode ser percebida por meio dos esforços para a preservação do patrimônio cultural. O que significa lutar pela recuperação de casarios antigos, criar centros de memória, instalar núcleos de documentação e pesquisa e se dedicar a projetos de revitalização de sítios históricos? Significa ter em mente que, caso esses ícones da identidade desapareçam, a memória sobre eles desaparece também.”

1.1 - Na região em que você mora, sua cidade ou seu bairro, provavelmente exista um “documento arquitetônico” (casas ou prédios) com mais de 50 anos de construção esperando para ser restaurado! Fotografe ou capture uma imagem desse documento e pesquise a sua História. Em seguida, escreva uma carta (de no máximo 20 linhas) destinada ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) defendendo a necessidade de tombamento e preservação de tal “prédio” para a preservação da memória coletiva da comunidade em seu entorno. (2,0 pontos)

Carta ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

Ao Responsável pelo Setor de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

É com grande prazer que apresento um monumento histórico de minha cidade a Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha) e que por sua vez tem finalidade importante para todos, onde liga parte da cidade com acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com