TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  11.177 Palavras (45 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 45

Nesta aula, vamos abordar a definição de Ciências Naturais; analisar as tendências educacionais – décadas de

50 e 60 (do século XX) – que permearam essa disciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definindo Ciências Naturais: Ramo da ciência que tem como objetivo o estudo do universo, visando a exploração e explicação das leis e/ou regras naturais que o regem, ou seja, seus aspectos físicos. As ciências naturais, portanto, se dedicam ao estudo dos fenômenos da natureza: São acontecimentos que ocorrem sem a intervenção humana. Representados, geralmente, por algum fato observável em relação a natureza, algo diferente do habitual, como terremotos, maremotos, ciclones, ondas gigantes e erupções vulcânicas. Os fenômenos naturais influenciam a vida humana que a eles está sujeita, como por exemplo: as condições meteorológicas, desastres naturais, entre outros. A disciplina de Ciências Naturais engloba

conteúdos de várias ciências, tais como: Quimica, física, biologia, astronomia e geociências . De modo geral, as explicações e os conhecimentos produzidos pelas Ciências Naturais: - colaboram para a compreensão do mundo e de suas transformações; - permitem que o homem se situe como sujeito participativo e como parte integrante do universo.

O ensino de Ciências Naturais na educação escolar: histórico, tendências e currículo Vamos observar a expansão da

disciplina de Ciências no currículo escolar, conforme documentos brasileiros =>Políticas educacionais: 1)Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Lei nº 4.024/61 – 2) Reforma Educacional –3) Lei nº 5.692/71; 1)Lei de Diretrizes e Bases da Educação –2) Lei nº 9.394/96. Ensino de Ciências: 1) Desde o 1º ano do ensino ginasial e no curso colegial (na atualidade, equivalente ao ensino fundamental II (do 6º ao 9º anos) e ao ensino médio); 2) Ensino de 1º e 2º graus (na atualidade, equivalente ao ensino fundamental (do 1º ao 9º anos) e ao ensino médio);  3) Todas as etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).

Década de 50:  Modelo de ensino proposto: escola tradicional - enfoca as mesmas orientações didáticas para todas as disciplinas. Já existiam algumas escolas (poucas) equipadas com materiais e salas mais adequadas - laboratório didático.

O ensino de Ciências na escola (GASPAR, 2009). O conhecimento científico é aquele que é produzido pela investigação

científica, que busca estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo =>Décadas de 50 e 60: o conhecimento científico era aceito como neutro e, ao mesmo tempo, como uma verdade inquestionável. Professor – transmissão de aspectos científicos puramente lógicos. certeza absoluta, exatidão. O ensino de Ciências na escola:  As ações solicitadas nesse modelo (da escola tradicional) apenas exigem aos alunos o acompanhamento dos passos de um roteiro, sem questionar ou refletir sobre sua tarefa, inexistindo, consequentemente, nas aulas de Ciências, surpresas ou descobertas, pois provavelmente tudo o que será obtido já é familiar e está previsto no roteiro. (GASPAR, 2009)

# Situação mundial: guerra fria. # Situação brasileira: industrialização.# Objetivos da educação: formar a elite.#  Objetivos do ensino: transmitir informações atualizadas; acúmulo de conhecimentos; vivenciar o método científico.# Visão da ciência no currículo: neutra, enfatizando o produto, a interligação entre a teoria e a prática.# Metodologia: explanação verbal; utilização de livros; laboratório e discussões. Metodologia: tradicional/tecnicista.Laboratório ; Aulas teóricas e atividades práticas (preocupação com o desenvolvimento da atividade experimental).

Atividades práticas: conceitos e realização: Experimentação=> realização direta de experimentos dos fenômenos

naturais, com o intuito de observar e verificar a existência desses fenômenos naturais e descobrir as leis da natureza.

Método científico: conjunto de regras básicas (experiência)-> Explicações adequadas

Método da redescoberta: “Esperava-se que bastaria a observação de determinados fenômenos experimentais para

que os alunos, quase sempre trabalhando em grupos, fossem levados a redescobrir leis ou princípios científicos que descreveriam ou explicariam esses fenômenos.” Proposta com atividades abertas, sem fixar objetivos explícitos e determinados. Final da década de 60: Propostas curriculares atualizadas – o objetivo central do ensino de Ciências

Naturais passou a ser o de dar oportunidade para o aluno identificar problemas a partir da observação de um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando osse o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinho.

 Métodos de ensino ativos (pesquisa, descoberta, estudo do meio natural e social).

O ensino de Ciências na escola #Situação brasileira: ditadura / início dos problemas ambientais. # Objetivos da educação: formar cidadãos; trabalhar a organização dos conteúdos de forma integrada, com caráter interdisciplinar entre osdiferentes conteúdos desenvolvidos. # Objetivos do ensino: pensar de forma lógica e crítica; busca de diferentes fontes de informação; desafio de adequar a educação escolar às exigências do mundo industrializado. #Visão da ciência no currículo: produto do contexto econômico, político, social, enfatizando o processo, a temática dos problemas do meio ambiente e da saúde (quase que obrigatoriamente). #Metodologia: laboratório e discussões; investigação.

Final da década de 70 e início da década de 80 (século XX) <->“ciência, tecnologia e sociedade” (CTS) <->Busca pela compreensão dos aspectos gerais da ciência e da tecnologia, interligando tal compreensão ao conjunto de interesses e necessidades da sociedade. #Situação mundial: problemas ambientais /competição tecnológica. #Situação brasileira: transposição política. #Objetivos da educação: preparo do trabalhador/formação do cidadão crítico. #Objetivos do ensino: analisar implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. # Visão da ciência no currículo: contexto político

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.8 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com