TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação

Por:   •  9/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

DARA GABRIELA DA SILVA SOARES

8147021

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PORTFÓLIO – CICLO 2

Mossoró RN

2021

PERÍODO: IDADE MÉDIA SÉCULOS 5 A 10

           PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇAO EUROPEIA

Esse período é conhecido como Alta Idade Média, durante esse período a igreja fortalece muito o seu poder e influência sobre a sociedade e domina também a Educação, surgem então as escolas monacais que funcionavam nos mosteiros e ensinavam: Latim, Humanidade, Filosofia e Teologia a nobres. Os mosteiros controlavam toda a cultura medieval, abrigavam as principais obras clássicas Greco-romanas, ninguém mais poderia ter acesso a elas a não ser o clero. Os monges trabalhavam copiando essas obras, traduzindo-as, e adaptando-as aos preceitos da fé cristã no esforço de conciliar fé e razão e também fortalecer o Teocentrismo, assim o modelo de Educação se pautava na Patrística, cujo principal representante foi Santo Agostinho (354-430). Por volta do século 8 a grande presença de Carlos Magno, fortalece o renascimento do Império Carolíngio, o que foi uma grande reforma no sistema de ensino com a criação de muitas escolas, surgiram então a Escola Palatina, que funcionava ao lado do palácio e liderava a reestruturação das escolas monacais, catedrais e paroquiais, dentro dessa reforma de ensino foi inserido o modelo do ensino Trivium onde estudava-se: Gramática, Retórica e Dialética e do Quadrivium onde estudava-se: Geometria, Astronomia, Aritmética e Teoria Musical.  

INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:

Esse período influenciou nossa atual tradição popular e culturas, como por exemplo as narrativas, as ordens monacais, algumas disciplinas que ainda fazem parte e contribuem para Educação brasileira, o forte papel que a igreja católica exerce, ainda atualmente.

 PERÍODO: IDADE MÉDIA SÉCULO 11 A 15

Esse período é conhecido como Baixa Idade Média e começa a partir do século 11, durante esse período observa-se um florescimento das artes, da cultura e da ciência. A burguesia começa a fazer exigências e a questionar o papel da igreja, dos nobres e dos soberanos, surgem então as Escolas Seculares para atender aos interesses dessas pessoas que até então eram praticamente analfabetas, assim a igreja foi perdendo um pouco do seu poder e influência sobre a educação. Assim as escolas precisaram se adaptar aos interesses dessa nova classe social, o Latim foi substituído pela língua local, as sete artes liberais por: História, Geografia e Ciências Naturais, a instrução religiosa pela instrução da vida prática, então surgiram as primeiras Universidades conhecidas por ensinar: Filosofia, Teologia, Medicina.                                                           Nas universidades o método que predominava era a Escolástica, seu principal representante foi São Tomás de Aquino (1225-1274). Além dessa formação de educação mais laica, tinha ainda a formação militar fortemente voltada para os meninos nobres e o surgimento da cavalaria. Quanto a formação da mulher, a pobre permanece analfabeta aprendendo somente os serviços domésticos, já a mulher nobre tina a oportunidade de aprender um pouco de Música, Religião, das Artes Liberais, trabalhos manuais e tudo era voltado para preparar essa mulher para o casamento e a maternidade. Os pobres e servos continuavam alheios a educação, continuando analfabetos, para o Reino o que importava era que eles fossem bons cristãos.

INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Esse período influenciou e contribuiu com as criações das Universidades, algumas disciplinas que eram ensinadas durante esse período atualmente ainda fazem parte da educação brasileira.

PERÍODO: IDADE MODERNA SÉCULO 16 A 18

Durante esse período, a autoridade papal começa a ser questionada, levantando questionamentos sobre a doutrina católica e sua postura autoritária, ocasionando assim, reformas como o calvinismo e o anglicanismo, e a protestante, iniciada por Martinho Lutero. Para Lutero, a educação deveria responder somente ao Estado para que fosse de acesso a todas as classes sociais, além de tornar a frequência à escola algo obrigatório, com o ensino de línguas Gregas, lógica e matemática, ciência, música e ginástica. O protestantismo, portanto, possuía doutrinas humanistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com