TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.408 Palavras (18 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.

                A educação grega visava uma formação que envolvesse o desenvolvimento do corpo e do espírito. Nos primeiros tempos a educação era feita pela família conforme tradição religiosa, com o advento das póleis começaram a aparecer as primeiras escolas, no período clássico a instituição escolar já se encontra estabelecida, mesmo depois disso a escola continuou sendo privada de alguns e dava prioridade no atendimento de jovens de famílias tradicionais e dos comerciantes enriquecidos, as escolas eram mais voltadas para os esportes o ensino das letras e cálculos demoram um pouco mais para serem explorados. No  período homérico a educação visava formar o nobre cortez e virtuoso, cuja principal característica era ter a força e a coragem, tributos de um bom guerreiro, a criança nobre ficava em sua casa até os sete anos de idade, depois disso era enviada a palácios de outros nobres a fim de aprender como escudeiro o ideal cavalheiresco.

  1. Esclareça a importância de Homero e Hesíodo para a educação, na Idade Antiga. Em seguida, pesquise, em outras fontes, e destaque aquilo que julgar interessante nas obras: Ilíada e Teogonia.

                Homero era chamado educador da Grécia, as obras de Homero, defendem aos valores da guerra, a importância do guerreiro, da luta, do herói, da coragem, da lealdade, e da bravura, como em Ilíada nesta obra o autor descreve o penúltimo ano da guerra de tróia que durou dez anos, esta obra é uma das mais importantes da antiguidade é um ótimo relato histórico sobre a cultura, comportamento e a vida dos gregos antigos. Hesíodo é a segunda fonte de estudo da cultura grega, suas obras tinham por objetivo pregar a justiça e a valorização do trabalho, como Teogonia que nos conta como o mundo surgiu a partir dos primeiros deuses, seus amores e suas lutas.

  1. Compare a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

                A educação em Esparta era voltada a formação de atletas e soldados, a formação intelectual era escassa consistia dos poemas homéricos e de uma iniciação musical, essa formação tinha como resultado o culto da sobriedade e da coragem. Já Atenas dava ênfase a educação do espírito, a formação do jovem evoluía em escolas de gramática e de musica, a partir dos sete anos as meninas ficavam em uma parte da casa onde se dedicavam aos afazeres domésticos e os meninos eram conduzidos por um pedagogo a escola de gramática ou a escola de musica e dança formação que dependia do nível social do aluno.

  1. Descreva as principais características da educação romana, elucidando a contribuição do estoicismo.

        A educação romana formava cidadãos para atuar na vida pública, o exercício da cidadania se dava por meio da ocupação de cargos públicos e seus objetivos eram formar jovens que fossem fortes na guerra. O estoicismo contribuiu em alguns “costumes” de Roma como por exemplo quando uma criança nascia, assim que fosse retirada do útero de sua mãe era largada no chão para que seu pai a levantasse e apresentasse a sociedade a criança que o pai não levantava era abandonada essa pratica deixou de acontecer com o estoicismo.

  1. Argumente sobre a importância do teatro para a educação grega, abordando a contribuição da comédia e da tragédia.

                A tragédia apresentava como principais características o terror e a piedade que despertava no público, a tragédia grega ensina como enfrentar as nossa fraquezas, a condição humana. A comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia.

  1. Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.

        O principio fundamental na pedagogia de Aristóteles era distinguir três etapas no desenvolvimento do homem a vida física o instinto e a razão, mostrava preocupação com os futuros pais dos educandos, pois, na sua opinião uma família mal constituída dará origem a crianças problemas, o que eu considero certo, atualmente está tendo muita gravidez não planejada, namorados que nem se conhecem direito tendo filhos e a cada dia que passa a marginalidade dos adolescentes vai aumentando e se formos olhar o histórico desses adolescentes a maioria deles vem desse tipo de família.

  1. Qual era o papel do pedagogo na educação grega?

        O pedagogo tinha a tarefa de levar as crianças até os locais do conhecimento, mas não necessariamente era sua função instruí-las. Essa segunda etapa ficava por conta do preceptor. O escravo pedagogo era um mero condutor de crianças.

  1. Explique a contribuição do cristianismo para a educação romana.

        Foi mudando aos poucos a concepção de educação e trazendo um novo conceito de mundo e de homem, surgindo uma nova proposta de sociedade com alicerce nos valores do evangelho e famílias com laços de amor, fraternidade e respeito.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NA MEDIEVALIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (346.6 Kb)   docx (104.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com