TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Educação no Brasil

Por:   •  16/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

A história da Educação começa a ser objeto de preocupação na formação dos professores, no Brasil após a independência visto que segundo Saviani (2009) é o início da “organização da instrução popular”. Na Introdução a disciplina da História da Educação está presente desde o início do curso de Pedagogia, ou seja, a partir de 1939 e era considerado o segundo maior destaque em sua grade curricular. Em um primeiro momento a História da Educação caracterizou-se pelo teor filosófico presente em suas discussões a partir do estudo de autores renomados na área educacional, tendo como objetivo, compreender o presente e intervir no futuro através do estudo do passado. Depois com a forte influência do Estado na organização do sistema de ensino se baseia em uma perspectiva mais pedagógica que visa a praticidade para resolver problemas práticos na educação. Até que, em certo momento a História da Educação transpõe a ideia de uma história baseada em narrar fatos ocorridos e parte em busca de promover uma história reflexiva. Na atualmente sabemos que a História da Educação possibilita ao pesquisador olhar sobre um mesmo fenômeno educativo de diversas maneiras e com base em variadas fontes de pesquisa. Assim como já foi colocado anteriormente, a contribuição do alargamento das fontes nas pesquisas em História da Educação permite ao pesquisador optar por fontes que não se restringem aos documentos oficiais, que antes eram tidos como portadores de uma verdade infalível.

Nesta perspectiva, uma disciplina ultrapassa a contemplação de conteúdos a se ensinar, prevê também que estes conteúdos referem-se às produções históricas culturais organizadas e produzidas pelos homens e que no meio escolar serão trabalhadas de modo que promova a aprendizagem destes conteúdos, das produções culturais dos homens ao longo do tempo. Portanto, a História da Educação como disciplina vem contribuir para que os futuros pedagogos compreendam o processo histórico permeado pela educação, bem como as transformações, reformulações e permanências existentes neste espaço educativo e as influências das produções culturais da sociedade e do contexto em que se encontra sobre a construção da identidade da educação.

Entendemos que o que caracteriza a ciência é a teoria e a prática, pois ambas se associam, não existindo divisão entre as mesmas, sendo assim, a história deverá ser entendida como um ato possível de conhecimento das modificações que obteve a educação, fazendo uma direta ligação entre teoria e prática. Para tal necessitamos pensar nos fatos e dados históricos nos quais estiveram e estão presentes na educação e assim conseguirmos enxergar quais foram as permanências e as mudanças ocorridas nestes momentos históricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com