TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PUBLICAÇÃO CIENTIFICA

Por:   •  4/7/2017  •  Ensaio  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

A Importância dos Artigos Científicos para o desenvolvimento da ciência. Tendo como objetivo a importância da Publicação Cientifica e do paper na vida acadêmica. A metodologia aplicada a Pesquisa de campo, exploratória. O ser humano está sempre tentando saciar sua sede por conhecimento, no entanto, para a ciência chegar ao nível atual, foi necessário muito estudo e reflexão, sobretudo pesquisas e mais pesquisas. Ainda assim, há muito para se conhecer, cada trabalho acadêmico é uma chance de alcançar novos horizontes do conhecimento.

Palavras-chave: Artigo científico. Ciência. Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará sobre a importância dos artigos científicos para o desenvolvimento da ciência. É de extrema importância que o trabalho científico, aconteça nas diversas áreas e contribua na formação pessoal, social e construção de conhecimento novo.

E através de uma pesquisa de campo, exploratória observar-se-á que é fundamental a construção e vivência da elaboração do paper. Com objetivo de refletir sobre a função do artigo científico e o papel do paper na vida acadêmica, estabelecendo elos entre a formação do acadêmico e a sociedade em geral.

Nesta perspectiva o trabalho apresenta a importância da publicação cientifica, a importância do paper na vida acadêmica, tendo como contribuição a união da teoria e da prática no fazer e refletir seus métodos e produção deste.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DA PUBLICAÇÃO CIENTIFICA

A publicação de artigo depende do seu rigor cientifico, comprovação e importância do tema na sociedade, sendo que a permite ampliar a capacidade do individuo de ter acesso e desenvolver novos saberes. Por isso é de extrema importância que o trabalho cientifico, seja nas diversas áreas e permita o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim pode ser nas áreas tecnológicas, sociais aplicadas, biológicas, saúde, linguística, exatas e entre outras. O trabalho científico contribui para a formação do individuo e da sociedade em geral.

Segundo Santos (2017):

A pesquisa cientifica tem sua relevância no ambiente acadêmico a partir do momento que ela instiga o aluno a se tornar um pesquisador, logo, contribui para o compartilhamento de trabalhos universitários com a comunidade em geral, procurando responder questões pertinentes a problemas sociais, políticos e ambientais.

Os artigos científicos são pequenos estudos que contém a descrição de descobertas inéditas na ciência onde está inserido, que tratam de uma questão verdadeiramente científica. Contém a descrição do método, apresentação e discussão dos resultados e as conclusões dos autores. Sendo publicados em revistas ou periódicos especializados.

Nesta perspectiva o principal motivo para escrever um artigo científico é divulgar esta descoberta para a comunidade acadêmica. O artigo então é o resultado de um longo processo que se iniciou com a elaboração de um questionamento. Com a divulgação do artigo cientifico se contribui com a expansão do conhecimento para toda a sociedade.

Quando um artigo científico é aceito no meio acadêmico por vários membros, pode-se considerar como verdade científica e sua possível publicação.

Para reconhecer um texto como sendo um artigo científico, este texto precisa conter o DOI: Digital Object Identifier, que é um número que deve aparecer logo no início do artigo. Mas embora todos os artigos científicos tenham DOI, nem todos os documentos com DOI são necessariamente artigos científicos. É necessário também verificar a revista ou jornal onde o documento será publicado.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO PAPER NA VIDA ACADEMICA

Em todas as áreas são exigidas atividades de pesquisa dos estudantes, pois “Se nos referimos a um curso superior – graduação e pós-graduação – estamos naturalmente nos remetendo a uma Academia de Ciência” (Prodanov e Freitas, 2013. p.11). Sendo assim, independente da área escolhida, necessita-se elaborar pesquisas, para a evolução da ciência. É a pesquisa que coloca o estudante a indagar, questionar e investigar sobre o tema proposto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com