TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  4.170 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA

Curso de Pedagogia

A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

Márcia Cristina Rochinski

Boituva/ SP.

2013

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA

Curso de Pedagogia

A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

[pic 1]

Márcia Cristina Rochinski

Orientador

Rodolfo Schian

Boituva

2013

SUMÁRIO

  1. Introdução.......................................................................................................................4
  1. Conceito de Sociologia e sociologia da Educação..........................................................5
  1. Contribuição de alguns Sociólogos importantes.............................................................6

3.1        Contribuição de alguns Sociólogos importantes.............................................................7

  1. A contribuição da Sociologia na Formação do Pedagogo..............................................8

4.1 A contribuição da Sociologia na Formação do Pedagogo..............................................9

  1. Considerações Finais.....................................................................................................10

 

  1. Referencias Bibliográficas............................................................................................11

INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição da sociologia da educação na formação do pedagogo, pois a sociedade passa por diversas transformações, mudanças e essas afetam a vida das pessoas em suas relações sociais, de trabalho, econômicas etc..

Neste sentido há uma necessidade do educador entender, compreender essas mudanças e seu papel, seu oficio para conscientizar o educando a conquistar seus direitos, de forma participativa e critica da sociedade.

A formação do pedagogo deve servir de estímulo para superar a alienação, as condições de trabalho, estrutura hierárquica etc. E isto implica em ruptura de tradições, inércias e ideologias impostas. Implica em formar o professor na mudança para a mudança.

Assim sendo iniciou-se este trabalho com um breve conceito da sociologia da educação, em seguida analisou-se algumas contribuições de alguns dos primeiros sociólogos, o que permite constatar que a sociologia da educação, sendo ela uma ciência que investiga a sociedade, os indivíduos, a sua ação e as suas condições de existência, interações sociais, muito tem a contribuir na formação de profissionais da educação, conscientes, participativos e críticos.

Dai a importância dessa disciplina no currículo dos cursos de formação de educadores.

CONCEITO DE SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Para iniciarmos, torna-se necessário a compreensão do significado de Sociologia e Sociologia da Educação.

A Sociologia é uma ciência que tem como proposta pensar sobre o homem e a sua interação, analisando suas relações de interdependência, os fenômenos sociais, tentando explicá-los.

Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da Sociologia.

E assim como existem várias culturas e varias sociedades, tem-se também mais de uma Sociologia. Dentre essas várias Sociologias, a Sociologia da Educação, ciência que investiga a escola enquanto instituição social, analisando os processos sociais envolvidos.

Partindo desse conceito, pode-se dizer que o campo de estudo da Sociologia da Educação pode ser amplo e diversificado. Esse processo de construção da Sociologia como ciência fundamental para se pensar em educação hoje, foi se construindo a partir de alguns autores como:

  • Augusto Comte
  • Émile Durkheim
  • Karl Marx
  • Max weber, entre outros.

CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS SOCIÓLOGOS IMPORTANTES

Foi Auguste Comte (1798-1857) quem deu o primeiro passo e a quem é atribuído pela primeira vez o uso da palavra sociologia. Comte acreditava ser deveriam ser elaboradas leis do desenvolvimento social. Via a sociedade desta maneira, como algo passível de ser controlada apenas por normas, regras e leis, e a sociologia como a ciência que se encarregaria de fornecer os instrumentos para isso. Esta visão de Comte ficou conhecida como Positivismo.

A contribuição de Comte foi fundamental, pois serviu de fonte para outros pensadores que viriam depois como Émille Durkheim (1958-1917), que viu a educação como um caminho em direção a ordem e a estabilidade, conforme determinados valores ético fossem passados.

Acreditava em estabelecer consenso, a manutenção e a continuidade do grupo social, transformando o homem num ser social, interiorizando os valores e as maneiras de ser, de pensar e de agir de seu grupo. Para Durkheim, a sociedade é algo exterior e superior ao individuo, ou seja, o individuo, necessariamente, é um produto da organização social da qual ele se faz.

Max Weber partia do principio que para entender a sociedade era preciso entender a ação do homem, tentando compreender, explicar e interpretar o social, sempre considerando seu caráter dinâmico.

Para ele há vários grupos sociais em sociedades diferentes, com culturas diferentes e que devem ser consideradas inclusive na ação educativa. Não nega a luta de classes, mas não enxerga ai todas as causas e ou possibilidades de mudanças sociais.

Na verdade o que Weber diz, é que a Educação de certa forma reproduz as desigualdades que se verifica na sociedade, por meio de mecanismos de dominação, da burocratização dos sistemas escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com