TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO

Por:   •  22/11/2022  •  Tese  •  4.073 Palavras (17 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

        

        

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

2. TEMA        5

3. JUSTIFICATIVA        6

4. PARTICIPANTES        7

5. OBJETIVOS        7

5.1 Objetivo Geral        7

5.2 Objetivos Específicos.............................................................................................7

6. PROBLEMATIZAÇÃO        7

7. REFERENCIAL TEÓRICO        8

8. METODOLOGIA        12

9. CRONOGRAMA        13

10. RECURSOS        14

11. AVALIAÇÃO        14

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como tema A importância da lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Para abordar o tema em questão, procurei saber como os educadores fazem uso da ludicidade nas interações com os alunos, e como fazem dela uma ferramenta pedagógica. Busquei saber também, se para sua atuação como professor, o mesmo teve orientações ou se capacitou em formações direcionadas para abordagem lúdica. e quais suas contribuições para o desenvolvimento no ambiente escolar.

Atualmente, a temática ludicidade vem sendo discutida e tem sua importância amplamente abordada no processo ensino-aprendizagem desenvolvida dentro e fora da sala de aula por meio de brincadeiras. Conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, no Art. 7, toda criança tem o direito de se divertir: “Toda criança terá o direito de brincar e divertir-se cabendo à sociedade e a autoridade pública garantir a ela o exercício pleno desse direito”, e usar dessa ferramenta tão prazerosa, como um aliado na hora de ensinar, torna os momentos de aprendizagem mais satisfatórios para as crianças.

A ludicidade se associa aos jogos e brincadeiras, motivando o interesse e o prazer, desenvolve a criatividade, proporcionando bem-estar aos alunos. Dessa forma, cabe ao professor fazer uso da ludicidade como ferramenta para desenvolver as mais diversas capacidades em seus pequenos, para que assim, de forma espontânea ocorra a aprendizagem de forma divertida e efetiva.

Desse modo, a fim de promover a capacitação dos profissionais da educação relacionados ao lúdico, a formação continuada é importante, para que haja acesso dos professores, aos conteúdos necessários para a plena pratica pedagógica. Percebe-se que a maioria dos profissionais da educação se sente despreparado para realizar intervenções com os alunos, por não ter tido uma formação adequada e solida nesse sentido.

De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil (1998), no que se diz respeito a importância e significados do lúdico enquanto principio didático, a criança é um ser social e histórico em processo de formação.

O uso do lúdico pode permitir um trabalho pedagógico, possibilitando a construção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. “Brincando a criança aprende novos conceitos, adquire informações e tem um crescimento saudável” (GULINELLI 2008 P.10).

Quando há um envolvimento afetivo da criança com o que está sendo ensinado, o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais prazeroso, dinâmico  e significativo para elas, esse trabalho visa mostrar a performance do professor no direcionamento das atividades docentes que utilizam o lúdico como facilitador no processo de aprendizagem.

2. TEMA

A Educação infantil corresponde à educação ministrada desde o nascimento até os seis anos, aproximadamente. Considerada indispensável, ela oferece os fundamentos do desenvolvimento da criança num aspecto físico, psíquico, cognitivo e social (FREIRE, 2006).

Sendo o lúdico uma das formas mais eficientes para envolver as crianças nas atividades da Educação Infantil, pois o ato de brincar está profundamente ligado com a criança e seu desenvolvimento motor. No decorrer deste trabalho, serão apresentadas algumas possibilidades, para explicar o potencial do brincar como meio de ensino, aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar.

Considerado um meio de comunicação, o brincar estimula a expressão, a

Através do lúdico o aluno é despertado para o desejo do saber, ou seja, do aprender desenvolvendo sua personalidade, pois cria conceitos e relações lógicas de socialização o que é de suma importância para seu desenvolvimento pessoal e social.

A proposta da atividade lúdica, através de um planejamento da aula é de suma importância, pois proporciona concentração isto favorece assimilação dos conteúdos com naturalidade.

Portanto, esse tema se justifica, pois a ludicidade é um poderoso instrumento dos professores para a aprendizagem dos alunos, porém para que seja alcançado o objetivo desta metodologia tão importante na educação infantil é necessário uma dosagem entre a utilização do mesmo na obtenção dos objetivos, ou seja, a aprendizagem significativa e de qualidade.

3. JUSTIFICATIVA

 A criança não possui ainda modos de significar a realidade como o adulto, por este motivo as atividades lúdicas se concretizam como uma possibilidade da criança criar e manifestar suas fantasias promovendo o seu desenvolvimento. Por meio do lúdico a criança pode elaborar melhor seus anseios e angustias tornar- se capaz de lidar com questões como ganhar e perder e diminuir a ansiedade nos momentos de conflito.

Por esse motivo, o brincar é considerado por diversos autores como uma metodologia que além de proporcionar o desenvolvimento da criança facilita o processo de aprendizagem da mesma, já que pela via do lúdico, o aluno da Educação Infantil possui maiores possibilidades de significar e adaptar o conteúdo novo. Em meio a essas contribuições e a realidade vivenciada na prática escolar das autoras do presente trabalho, em que se percebe que quando as crianças estão envolvidas afetivamente com o conteúdo a ser ensinado, o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais dinâmico e mais significativo para elas, este projeto de ação pedagógica consiste em apresentar a atuação do gestor educacional no direcionamento de práticas docentes que utilizam o brincar como ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com