TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do raciocínio lógico nas aulas de matemática.

A arte de  raciocinar está ligada vários aspectos, mas o que irá ser abordado neste trabalho será o de raciocínio lógico matemático.

A lógica está relacionadas as experiências do nosso cotidiano, no entanto compreende-se que a lógica não é algo que ensina-se. Como afirma Piaget ( 1978) em sua magnifica contribuição para o estudo do raciocínio lógico matemático : “ O conhecimento lógico matemático resulta da ação mental da criança sobre os objetos. Portanto, ele não pode ser ensinado por repetição ou verbalização”.

Entretanto ao  analisar as pesquisas feitas sentimos a necessidade de encontrar meios e soluções que possam ajudar a solucionar as dificuldades ao longo das atividades propostas, com essa abordagem as crianças serão preparadas para uma sociedade cotidiana, com tarefas específicas em diversas atividades humanas. Assim foi organizado uma atividade a fim  de buscar impulsionar o aluno a pensar e  incentiva-los as práticas de construções nas aulas não só de matemática em todas as outras disciplinas e para o uso de seu próprio raciocínio cotidiano.

E foi com esse objetivo que construiu-se uma pequena atividade  para aplicar em sala de aula, logo após a muito debate, discussões e pesquisas chegou-se a um jogo muito legal o SODOKU, pois este jogo tem a finalidade  de fazer com que as crianças se puxem mais ,porque ele trabalha a capacidade que cada um tem para resolver seu próprio raciocínio , uns com facilidade, porém outros com uma dificuldade imensa. Nesse sentido, jogos e brincadeiras tornam-se instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento das habilidades no processo de Alfabetização e Letramento. Na teoria teve-se diversas maneiras de se aplicar o jogo do Sodoku, mas na prática é que foi observado uma grande dificuldade ,notou-se o quão é difícil raciocinar , pois  os mesmos ficam eufóricos e querem todos ao mesmo tempo ajudar uns aos outros.

A brincadeira proposta foi muito positiva porque houve interação e socialização entre os colegas. Portanto imagine como será suas aulas daqui para frente com os pequeninos, será uma aula produtiva e prazerosa porque você estará incentivando o seu aluno a ser um individuo crítico, capaz de solucionar seus próprios  problemas .

 

revistanativa.com/index.php/revistanativa/article/download/54/pdf

SCOLARI, A.;BERNARDI, G.;CORDENONSI,A.;  II CONEDU- CONGRESSO NACIONALDE EDUCAÇÃO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com