TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM ARTES

Por:   •  2/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO: BARRETOS /SP

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

ELAINE DAS GRAÇAS MARTINS RA: 428046

ELISA CRISTINA DA SILVA RA: 416405
SIMONE DIAS DA SILVA QUINTINO RA: 428059

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM ARTES

Atividades de práticas supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Arte, Criatividade e Recreação, curso de Pedagogia.

BARRETOS

2015

1ª ETAPA

MEMÓRIAS E RECORDAÇÕES INDIVIDUAIS DE AULAS DE ARTES

Elaine

Minhas lembranças de quando eu estava são de que a professora sempre trabalhava com peças de teatro, utilizando bonecos, fantoches, entre outros.

Os trabalhos manuais envolviam os materiais diversos tais como palitos, barbantes, terra, materiais recicláveis etc. As aulas eram bastante produtivas e prendiam a atenção de todos os alunos da sala. Algumas vezes ela dava algumas aulas recreativas ao ar livre, e nesse momento entravamos em contato com a natureza.

Elisa

Nas aulas de artes fazíamos trabalhos com glitter e purpurina, quadros e pinturas com diversos materiais como giz, tinta guache, entre outras.  A professora passava alguns desenhos pontilhados, com tinta nanquim e também vela.

Aprendemos sobre alguns escultores famosos e as expressões que o desenho tinha.  Fizemos muitos desenhos sombreados e com figuras geométricas. Aprendi a ampliar desenhos em folha quadriculada e copiar desenhos com uma tela no meio do desenho e da folha em branco.

 

Simone

A professora de artes na minha época era bem dinâmica. Ela gostava que fazia muitos trabalhos com tinta guache. Fizemos bonecos de panos e fantoches com caixinhas de leite. Além disso, pintávamos muitos desenhos mimeografados, mas também fazíamos desenhos livres. No entanto meus desenhos eram apenas montanhas no horizonte e casinhas com chaminé.

Reflexão

Verificamos por meio dos relatos de cada membro do grupo que as professoras foram dinâmicas utilizavam que na época eram modernos. Acreditamos que esses modelos vivenciados por cada uma de nós ajudou na criatividade e na expressão dos sentimentos, mas não aguçou nossas habilidades para as artes.  

Havia nas aulas bastante comunicação e cooperação, além de muito divertimento. Como nessa época era tudo muito mais leve, não víamos o tempo passar.

Na educação infantil é muito importante que de oportunidade para as crianças desenvolverem algumas atividades artísticas. Assim cabe a nós alunos da pedagogia e futuros pedagogos termos essa visão diferenciada, de levar os alunos a explorarem o conhecimento e as habilidades que tem para as artes. A partir das estratégias utilizadas em sala de aula, os alunos criam novas possibilidades de se fazer uma arte diferente.

Para as crianças é importante aprender a fazer muitos brinquedos por meio de muitos materiais. O professor deve propiciar aos alunos uma visão de mundo ampliada por meio das artes, pois os alunos gostam muito de rabiscar, de pintar, de desenhar livremente e ainda de criar, soltando a imaginação. Assim cabe ao professor oferecer essa oportunidade e esses momentos de criação, para que a criança não se limite na arte de criar sem ficar se baseando em modelos pré determinados como muitos professores fazem.

A disposição de materiais também se faz importante, como tintas, papéis, sucatas, lápis, etc, pois assim a crianças pode escolher dentre a gama de materiais qual escolher.

O professor também é importante no processo de descoberta dos alunos, já que ele vivencia as linguagens da arte com a criança.

Assim os membros do grupo concluiu que é preciso educar o olhar da criança da educação infantil até o ensino fundamental levando a possibilidade até esse aluno para que estes desenvolvam suas habilidades de criar e soltar a imaginação. A escola deve ir além das vivências artísticas, descobrindo outras culturas e outras formas de expressão, situando as crianças em vários contextos socioculturais.

2ª ETAPA

O QUE A ARTE DESENVOLVE NA CRIANÇA E QUAL O PAPEL DELA NO TEMPO DE HOJE?

O desenvolvimento e a construção do ser humano está atrelada a arte como expressão. Por meio da arte a criança exterioriza as emoções e os pensamentos, onde cada um passa a conhecer a si próprio. A arte contemporânea na escola é relevante, pois apresenta uma proximidade da arte com a vida, isto é, coma realidade e com a vivência das crianças.

Silva (2006) menciona que é por meio das artes como o cinema, a música e o teatro que a criança pode conhecer aquilo que ela tem a oportunidade de vivenciar. As artes desenvolvem a imaginação e percepção e ainda capacidade critica de analisar as realidades vivenciadas. Silva (2006) ainda afirma que a arte desenvolve a parte cognitiva. Assim a arte contemporânea deve ser incluída, já que a postura deve ser aberta por parte do educador.

Daí a importância da arte contemporânea no ensino das artes tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental.

Mesmo a arte estando presente na prática pedagógica do cotidiano de qualquer criança, como na dança, no canto, no movimento, nas artes visuais, algumas vezes o professor não sabe utilizar e não utiliza essas práticas ligadas a arte, mas sim a outras áreas do conhecimento. Dessa forma acabam por sistematizar e delimitar as produções de artes das crianças.

Quando o professor ou mesmo a escola de forma geral, trabalha a arte dissociada do que os alunos produzem no meio sóciocultural, acaba por alienar o fazer artístico da criança empobrecendo o desenvolvimento desta. (IAVALBERG,1995, p. 15).

Dessa forma é melhor buscar um auxílio na construção da produção artística e buscar entender a educação na atualidade do que reportar a história da arte na educação. Esse fato se deve porque a análise do percurso da educação em arte pela história, a delimitação e a condução das aulas de artes visuais podem levar a compreensão da relação do professor com o seu aluno e do professor com a sua disciplina.

Assim, ao analisar a arte em um contexto geral, pode-se dizer que esta sempre esteve baseada nas tendências pedagógicas que atendia as necessidades do mercado de países europeus. Porém, o papel da arte foi sofrendo modificações e hoje se percebe que a finalidade da escola nas artes é preparar a criança para a sociedade da qual é reprodutora dos valores e ideais. (MOREIRA, 1999, p.44)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com