TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/1/2018  •  Monografia  •  6.051 Palavras (25 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 25

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

A elaboração deste projeto buscou averiguar a importância dos jogos e brincadeiras e como são trabalhados na Educação Infantil, analisando também as contribuições do mesmo para o processo de construção da aprendizagem das crianças. Para entender a importância do lúdico foi realizado um estudo teórico de dois estudiosos importantes nessa área do conhecimento: Jean Piaget e Lev Vygotsky, trazendo suas definições. Seguindo com a análise dos mesmos no contexto educacional, evidenciando a Educação Infantil, apontando-os como ferramentas eficazes para o processo de ensino-aprendizagem, bem como para o desenvolvimento integral da criança.

A brincadeira elabora ideias sobre o aprendizado, cultura, educação, motricidade, valores sociais e afetividade, sendo importante na mediação do conhecimento. Auxilia os vínculos, interpõe o resgate do brincar, como específico da fase de desenvolvimento infantil visto em seu universo que favorece quem desta estratégia faz uso, possibilitando o crescimento na aprendizagem, promovendo o sucesso individual e social. Os jogos e brincadeiras é uma forma de recurso intermediário nas interações do educar, brincar e formar. Os resultados apontam para a conscientização da importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil e contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na evolução da criança, criando nela a liberdade de criação, nas quais expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo.

Palavras-chave: Jogos, brincadeiras, ensino, aprendizagem e desenvolvimento.


SUMÁRIO

1. Introdução.....................................................................................................04

2 Revisão Bibliográfica ....................................................................................06

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino....................................17

3.1Tema e linha de pesquisa............................................................................17

3.2 Justificativa..................................................................................................17

3.3 Problematização..........................................................................................17

3.4 Objetivos......................................................................................................18

3.5 Conteúdos....................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento.....................................................................19

3.7 Tempo para a realização do projeto............................................................19

3.8 Recursos humanos e materiais...................................................................19

3.9 Avaliação.....................................................................................................20

4 Considerações Finais.....................................................................................21

5 Referências....................................................................................................22



  1. INTRODUÇÃO

Quando mencionamos assuntos relacionados à Educação Infantil, sabemos que se trata da faixa etária de zero a cinco anos de idade, conforme atual definição da Lei n.11.114, de 16 de maio de 2005, e que essa faixa etária compreende a primeira etapa da educação básica.

 A introdução da criança na instituição da Educação Infantil representa uma das oportunidades dela acrescentar os seus conhecimentos na sua nova fase de vida, ela presencia aprendizagens inéditas que passam a produzir seu universo, que envolve uma variedade de relações e de atitudes; maneiras alternativas de comunicação entre as pessoas; o firmamento de regras e de limites e um conjunto de valores culturais e morais que são transportados a elas.

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por notarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que incentiva o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O jogo como uma técnica de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, favorecendo a vivência de situações existenciais ou imaginárias, propondo à criança desafios e incentivando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O brincar é, por consequência, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel distingue o simples controle de habilidades, é muito mais envolvente. Sua importância é significativa, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo.

 Em sua perspectiva é pela brincadeira que a criança aprende sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo. A criança que brinca livremente, no seu nível, do seu jeito, não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também passando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.

O brincar está relacionado ao bem-estar. Uma brincadeira criativa ou não deve sempre proporcionar prazer à criança. Além disso, enquanto estimula o desenvolvimento mental da criança, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos mais necessários ao seu crescimento, como persistência, perseverança, raciocínio, companheirismo, entre outros. Dessa forma, o brincar e o jogar, na Educação Infantil, devem ser aceito como uma estratégia utilizada pelo educador e deve beneficiar o ensino dos conteúdos da realidade, tendo o brincar um lugar de destaque no planejamento pedagógico.

Brincar com as crianças é sempre gratificante, é uma das melhores formas de comunicação e aprendizagem. Devemos sempre procurar o prazer das crianças durante o processo de ensino e aprendizagem, pois, as brincadeiras são importantes por fazerem parte do mundo das crianças e por possibilitar momentos agradáveis dando espaço à criatividade, preservando assim o brincar no processo ensino-aprendizagem como ferramenta de construção do conhecimento.

O professor ao utilizar as brincadeiras em sala de aula transmite para a área do ensino-aprendizagem condições de conhecimento introduzindo as propriedades da ludicidade que contribui para uma melhor assimilação do conhecimento por parte da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com