TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDICIDADE: BRINCANDO E APRENDENDO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS

Por:   •  26/7/2020  •  Artigo  •  4.698 Palavras (19 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 19

LUDICIDADE: BRINCANDO E APRENDENDO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS.

SOBRENOME, Nome¹

RU

SOBRENOME TUTOR, Nome²

RESUMO

Os jogos e as brincadeiras são uma grande fonte de construção de significados e limites. Além de estar comunicando-se com o mundo, a criança está se expressando. Daí a sua importância no contexto da educação.Na construção dos jogos deve-se ter como pauta as abordagens da aprendizagem que é a questão da responsabilidade socioambiental, trabalhada na escola como uma ação pedagógica que leve o aluno a perceber a sua parcela de contribuição para a qualidade de vida desejada e satisfatória, bem como para os cuidados com o meio ambiente, que contribuem com uma parcela significativa para essa qualidade esperada. Diante deste contexto, é preciso começar um trabalho no espaço escolar fazendo com que cada um dos envolvidos possa examinar o contato imediato com o Meio Ambiente. Assim, esse artigo traz o referencial teórico acerca da ludicidade na educação infantil dando ênfase na construção de jogos a partir de materiais alternativos. Apresenta-se também o relato de observação sobre a prática pedagógica pautada na educação ambiental e no desenvolvimento de atividades para essa etapa da educação básica.

PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil, Ludicidade, Educação Ambiental.

1INTRODUÇÃO

Apesar da crescente preocupação com as questões ambientais e a necessidade de formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e ambiental, ainda vemos que a prática docente de muitos profissionais não integra ações que estimulem o desenvolvimento de atitudes que visem tal objetivo.

Todos reconhecem a importância do lúdico para o desenvolvimento global na educação infantil, porém ignoram a importância do trabalho com materiais recicláveis para a formação de uma consciência ambiental. Talvez pela comodidade e estética de materiais lúdicos apresentados por empresas e indústrias e pelo atual contexto histórico que estimula o consumismo, algumas práticas são ignoradas.

Por isso, se torna importante apresentar a esses profissionais os benefícios do trabalho docente que envolve ludicidade e educação ambiental de forma integrada, resgatando o espaço que o brinquedo vem perdendo em nossa sociedade, por causa das tecnologias e estimulando nas crianças a consciência ambiental. Surgem, dessa forma, as questões que norteiam o artigo: qual a importância da construção de brinquedos, jogos e brincadeiras a partir de materiais recicláveis no desenvolvimento global das crianças de 2 a 5 anos e como articular esta prática ao conceito de educação ambiental e sustentabilidade?        

O presente artigo traz em sua composição, os referenciais teóricos sobre o tema proposto a fim de apresentar os benefícios dos jogos, brincadeiras e brinquedos construídos com materiais recicláveis para o desenvolvimento integral da criança, e também para a formação da consciência ambiental. Nesse momento, caracterizando-se como revisão de literatura.

Porém, percebe-se a necessidade de procurar práticas que envolvam ludicidade, educação infantil e educação ambiental. Assim, apresentamos o resultado da observação em pesquisa de campo sobre a prática realizada em uma escola da rede privada de ensino que aborda o tema do artigo.

2A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde os primeiros anos de vida, os jogos e brincadeiras são nossos mediadores com as coisas do mundo. Do chocalho ao vídeo game, aprendemos a nos relacionar com o mundo por meio dos jogos e brincadeiras. Por esse motivo, o lúdico tem um papel de destaque na educação infantil, pois é a base do desenvolvimento cognitivo e afetivo do ser humano, à medida que possui aspectos fundamentais para a aprendizagem racional e emocional.

De acordo com KISHIMOTO (2006):

Brinquedo será entendido como objeto, suporte de brincadeira, brincadeira como a descrição de uma conduta estruturada, com regras e, jogo infantil para designar tanto o objeto e as regras do jogo da criança. (p.17).”

O ato de brincar estimula os reflexos perceptivos, motores, intelectuais e sociais da criança e ajudam-na a conhecer-se e a explorar suas próprias emoções. No brincar a criança age com naturalidade e espontaneidade. Também tem um caráter de produção, pois por meio da brincadeira, a criança vai construindo seu corpo, seu mundo, seus conceitos, adquirem marcos e referências significativas que permitem o conhecimento do “eu” e a descoberta do mundo dos outros e dos objetos que pertencem ao seu convívio social.

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo, brincar". Porém o seu entendimento vai além de sua origem, sendo compreendido como uma ação inerente à criança e aparece como forma de adquirir algum conhecimento, que se reorganiza nas trocas entre o pensamento individual e o coletivo (ALMEIDA, 2003).

A ludicidade está presente em todas as fases do desenvolvimento humano, de formas diferentes e com objetivos próprios. Porém é na primeira infância que a ludicidade mais contribui para a aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento humano. Nessa fase, na escola, a comunicação e a interação são as principais ferramentas para a aprendizagem e a brincadeira é o elemento utilizado para a contextualização de seus conhecimentos acerca da realidade e promoção de desenvolvimento global.

A escola é um elemento de transformação da sociedade, sua função é contribuir, junto com outras instâncias da vida social, para que essas transformações se efetivem. Nesse sentido, o trabalho da escola deve considerar as crianças como seres sociais e trabalhar com elas no sentido de que sua integração seja construtiva. (FRIEDMANN, 1996, p.54)

Nesse ponto, o lúdico pode ser usado como uma importante ferramenta pessoal e pedagógica na área da educação. Ao utilizar o lúdico como recurso pedagógico na educação infantil, deve-se considerar o espaço físico, a escolha dos objetos e brinquedos e o tempo que as atividades lúdicas ocuparão na rotina diária.

Muitas teorias que surgiram em décadas passadas justificaram a importância do brincar. Pode-se citar a teoria de Jean Piaget e Vygotsky.

Piaget acredita que a criança constrói o seu conhecimento de forma ativa na interação com o ambiente, sendo considerado construtivista.. Para ele o jogo já inicia nos primeiros anos de vida, onde este estabelece os primeiros contatos com o mundo.

Piaget (1994), “acredita que o jogo é essencial para vida da criança, e que a atividade lúdica é o berço obrigatório da intelectualidade da criança, sendo, por isso indispensável à prática educativa”, portanto para ele, as atividades lúdicas não são apenas um passatempo para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o seu desenvolvimento intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com